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A quinoa é um superalimento. Um dos mais completos em termos de valores nutricionais que se conhece. Pode substituir o arroz e acompanha vegetais, carne, peixe ou frango.

A quinoa é bastante popular entre os vegetarianos, uma vez que as suas pequenas sementes são uma excelente fonte de proteína e fornecem também um conjunto completo de aminoácidos essenciais. É assim um excelente componente para a nossa alimentação diária. Os Incas chamavam à quinoa “O Grão dos Deuses”. Era a sua principal fonte de proteína, juntamente com as batatas e o milho.

Benefícios da quinoa

  • Um estudo realizado pela Escola Pública de Saúde de Harvard concluiu que uma tigela de quinoa por dia reduz o risco de morte prematura devido a cancro, doenças cardíacas ou respiratórias e diabetes, em 17%;
  • O seu consumo ajuda à formação de massa muscular e à produção de energia. Também ajuda a controlar o nível de colesterol, glicemia e triglicéridos no sangue, e no alívio da hipertensão. Reduz o risco da diabetes tipo II e ajuda na prevenção de crises de epilepsia e também da alopecia;
  • Sendo um ótimo substituto do arroz, é também de fácil digestão, não contém glúten nem causa alergias;
  • Ajuda ao reforço do sistema imunitário, bem como à conservação do ADN, e retarda o processo de envelhecimento;
  • Promove a saúde dos olhos, protege do Alzheimer e ajuda a combater a osteoporose;
  • Este superalimento combate os radicais livres acabando por produzir uma proteção antioxidante. Esta protecção ajuda, por exemplo, ajuda o organismo a restabelecer-se de constipações;
  • As suas substâncias naturais ajudam no controle emocional, sendo associada ao alívio de sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa. Também aumenta a boa disposição e reduz a frequência de enxaquecas;
  • Ainda ajuda a regular o intestino, a combater problemas urinários e a prevenir doenças hepáticas;
  • Possui um alto valor biológico. O seu potencial é muito maior do que se imagina e o uso deste superalimento nas dietas regulares de homens e mulheres de todas as idades pode e deve ser estimulado. Porque não aprender a fazer uma receita de quinoa de pato?

Sabia que…

  • Existem cerca de 200 variedades de quinoa.
  • A branca é mais compacta;
  • As sementes de quinoa branca e vermelha são menos densas, devido à sua casca;
  • A NASA alimenta os astronautas com quinoa. Explica que “nenhum alimento fornece todos os nutrientes necessários à nossa subsistência, mas este é o alimento mais próximo de cumprir esta função”. As Nações Unidas reconheceram a “importância nutricional, económica, ambiental e cultural” deste superalimento ao elegerem 2013 como o Ano Internacional da Quinoa.

 

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