By

Considerada uma guru mundial do macramé, Emily Katz, fenómeno no Instagram e fundadora do Modern Macrame vem a Lisboa no dia 3 de junho ensinar a sua arte. Fomos conhecê-la melhor.

Emily Katz, um fenómeno no Instagram e fundadora do Modern Macramé, é uma mulher de sete ofícios. Os seus dias dividem-se entre os trabalhos de consultoria criativa, projetos desenvolvidos enquanto designer de interiores e as aulas de macramé. Apesar de Portland, nos EUA, ser a sua casa desde sempre, encontrá-la-ão tão ou mais feliz a colaborar em sessões fotográficas no meio do deserto, a decorar casas mundo fora, em jantares à luz das estrelas, a descobrir nascentes de água quente ou a cantar com amigos.

A arte de tecer nós

Emily Katz e o seu trabalho já foram destacados em publicações como o LA Times, o London Daily Mail, o Buzzfeed, a Nylon Magazine, a Ku:nel Magazine e a Popeye Magazine, entre outras.

O seu livro Modern Macrame, editado pela Ten Speed Press, está neste momento em fase de produção e mostrará 32 projetos em macramé concebidos especialmente para interiores inspiradores. Há muito aguardado, será lançado na primavera de 2018.


Nos próximos dias 3 e 4 de junho, Emily vem dar dois workshops n´O Apartamento. Um fim-de-semana intensivo com oficinas da arte de tecer com nós e fundadora.

 

 

 

“Estou sempre à procura de me desafiar criativamente”

Sendo considerada uma guru mundial do macramé, Emily já ensinou esta técnica a milhares de pessoas em todo o mundo, quer em aulas privadas ou em workshops, quer em eventos de team building para empresas criativas. O seu objetivo é não só partilhar o seu amor por este ofício, como também inspirar as pessoas a ser melhores versões delas próprias.

Quando e como é que começou a sua paixão pelo macramé?
Foi uma bonita “ferramenta” que me permitiu estabelecer uma relação com a minha mãe, depois de termos estados afastadas durante 25 anos. Ela ensinou-me na sua cozinha a fazer um aplique para uma planta. Levei o que aprendi para casa e descobri uma paixão pela arte. Agora faço peças em grande escala para clientes, design de interiores e instituições. Criei uma empresa chamada Modern Macrame em 2015, onde vendemos uma enorme variedade de cordas e de materiais para DIY (Do It Yourself). Também ensino através de workshops em todo o mundo, que foi o que me trouxe aqui a Portugal.
Tinha uma marca de moda que faliu e esta foi a forma que a permitiu reinventar? Do que aprendeu no processo, que conselhos pode dar a outras mulheres?
Seja fiel a si mesma. Não tenha medo de experimentar novas coisas e de falhar redondamente. Adore as suas falhas e celebre a vida.
Para além de ser uma artista, também é empresária, consultora artística, designer de interiores e professora de macramé. Como consegue fazer tudo?
Estou sempre à procura de me desafiar criativamente. O truque é manter-me curiosa, explorar opções e experimentar novas coisas. Mas a verdadeira lição é que tento sem ter medo de falhar. A minha experiência de ter perdido a minha marca de moda foi tão difícil. Mas o que aprendi com a dor e sofrimento dessa experiência ajudou-me a pavimentar o caminho de forma a trazer mais beleza à minha vida.
É a primeira vez que vem a Portugal?
Sim! Estou entusiasmada em explorar, em provar as delícias do País e descobrir o artesanato local. 
Quais são os seus planos para o futuro?
O meu sonho é desenhar um hotel com o meu companheiro em Bali ou no Japão. Mas há tantos lugares para nos apaixonarmos… Talvez Portugal?
 

Worckshops n’O Apartamento

A loucura está instalada n’O Apartamento.  Não contentes com acolher um dia de workshops, decidimos superar todas as expectativas e organizar um fim de semana intensivo de workshops no nosso espaço.
A (quase) maratona terá início na manhã de sábado, 3 de junho, com uma oficina de suportes para vasos em macramé dado pela Emily Katz, fundadora do projeto Modern Macrame, não só para quem não conhece ou tem pouca experiência nestas andanças de criar peças decorativas com nós, mas também para quem já tem experiência. À tarde segue-se um novo workshop de macramé, mas focado na criação de painéis de parede ou wall hangings, uma oficina de nível intermédio, focada na criação de painéis de parede em macramé, onde poderá aprender aqueles nós mais intrincados que nos deixam boquiabertos. Saiba mais aqui.

No domingo dia 4 de junho, trazemos a’ O Apartamento o Paul e o Niko, fundadores da marca Earl of East London, para duas incríveis oficinas de velas, onde poderá ficar a saber (quase) tudo sobre o fabrico de velas artesanais e criar a sua própria vela aromática (e levá-la consigo no final). Saiba mais aqui.

Para mais informações, contacte O Apartamento através do info@oapartamento.com .

É desta que vai aprender a fazer macramé?

 

Leave a Reply