By

A 14 de fevereiro celebra-se o amor. Aproveitemos a data para pôr fim à violência física e psicológica no namoro entre jovens. Partilhem estas imagens!

No âmbito da efeméride que celebra o amor, a APAV vai lançar uma campanha para sensibilizar a população, sobretudo mais jovem, sobre os maus tratos e abusos em jovens e adolescentes durante o namoro.

Sabia que, 1 em cada quatro jovens acredita que a violência psicológica no namoro é normal? Que 31% dos rapazes acha legítimo pressionar a parceira para ter relações sexuais? Que dos 456 jovens participantes do estudo, 63 acham natural a violência física no namoro, desde que não deixe marcas? 12% diz ter perdoado depois da violência, 8% diz não ter dado importância e, apenas 4% , decidiu pedir ajuda.

[dados do estudo União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) no âmbito do projecto Artways – Políticas Educativas e de Formação contra a Violência e Delinquência Juvenil com o apoio do Programa Cidadania Activa, da Fundação Calouste Gulbenkian]

Dados da PSP indicam que o número de participações de casos de violência no namoro aumentam para o dobro de 2013 para 2014, registando mais de quatro participações por dia em 2014.

“Se te marcam sabes com quem podes partilhar” dá o mote para as imagens de alerta criadas pela CARMEN, agência criativa do YoungNetwork Group, que incidem sobre a faixa etária mais jovem e apela através de uma construção visual relacionada com as redes sociais e o fator de felicidade que é partilhado mas que, nem sempre, corresponde à realidade.

Neste sentido a Saber Viver apela à partilha de uma destas imagens oficiais da campanha nas vossas redes sociais no dia 14 de fevereiro. O objetivo é criar uma rede de partilhas da imagem e sensibilizar para a causa da violência no namoro entre jovens, apelar a, passando por esta situação, falem, denunciem e procurem ajuda. É muito importante uma sociedade educada e alerta para situações de violência de qualquer tipo.

 

Leave a Reply