By

Rita Nascimento, chef de pastelaria e autora do blogue e canal de youtube com milhares de seguidores, La Dolce Rita, ensina-nos a ter Uma Pastelaria em Casa. Vamos aprender a fazer queques, bolos pirâmide, húngaros, bolos de arroz e molotof? 

Todas as semanas, Rita Nascimento desvenda mais truques do universo dos doces em La Dolce Rita, o seu canal de Youtube que já reúne 32 mil subscritores. Depois do sucesso de Receitas 555 e de A Vida Secreta dos Gelados Caseiros, a chef de pastelaria volta a lançar um livro. Uma Pastelaria em Casa é uma homenagem aos bolos que, normalmente, só vemos através de uma vitrina.

Se sempre sonhou em saber fazer queques, jesuitas, bolos de arroz, guardanapos, pasteis de feijão, croissants ou palmiers (com creme, sem creme ou com cobertura), então tem mesmo de ter Uma Pastelaria em Casa. Até lá, fique com as receitas de Rita Nascimento que a Saber Viver reuniu. E não se esqueça que o equilíbrio é o segredo para uma alimentação saudável – por isso, não abuse!

Tenha a sua pastelaria em casa!

Molotof

 

Ingredientes para 1 molotof (entre 25 a 27 cm de diâmetro)
8 claras
240 g de açúcar
175 g de caramelo líquido
1 receita de doce de ovos *
Amêndoas torradas para decorar q.b. (opcional)

Modo de preparação

1. Faça um merengue francês: bata as claras e, quando estiverem espumosas, adicione o açúcar a pouco e pouco. Continue a bater até o merengue ficar volumoso, firme e brilhante e o açúcar se ter dissolvido.
2. Com o caramelo líquido, forre uma forma de chaminé com 25 a 27 cm de diâmetro. Deite colheradas de merengue, alisando bem entre elas e batendo com a forma na mesa para eliminar possíveis bolhas de ar.
3. Leve ao forno preaquecido a 180 °C em banho-maria (coloque a forma dentro de um recipiente maior com água a ferver) durante exatamente 8 minutos.
4. Desligue o forno e, sem abrir, deixe o molotof lá dentro por mais 30 minutos. Retire do forno e aguarde 10 a 15 minutos antes de desenformar. Leve ao frigorífico até arrefecer por completo e sirva com o doce de ovos e amêndoas torradas, se desejar.

Para o doce de ovos

Ingredientes
6 gemas
180 gr de açúcar
150 ml de água

Modo de preparação
1. Num tacho coloque o açúcar e água e mexa para dissolver o açúcar. Leve ao lume não mexendo mais, até atingir o ponto pérola (107ºC).
2. Retire do lume e deixe arrefecer cerca de 10-15 minutos. Quando a calda não estiver tão quente junte em fio às gemas (previamente batidas).
3. Coloque toda a mistura de novo no tacho e leve a engrossar em lume muito brando, mexendo sempre até que o doce espesse ligeiramente ao ponto de cobrir as costas de uma colher mas não deve ferver. Tenha especial atenção ao fundo do tacho para o doce não agarrar.
4. Conserve no frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio.

Queques

Ingredientes (12 a 15 queques)
2 ovos
200 g de açúcar
240 g de farinha tipo 55 (s/ fermento)
1 c. chá de fermento em pó
20 g de amido de milho
uma pitada de sal
100 ml de leite
1 c. chá de essência de baunilha
200 g de manteiga

Modo de preparação:
1. Com uma vara de arames ou a batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar até ficarem espumosos e esbranquiçados.
2. À parte, junte a farinha, o fermento, o amido e o sal. Aromatize o leite com a baunilha.
3. Sem bater, misture metade da farinha no preparado de ovos e açúcar, seguida do leite e, por fim, da restante farinha.
4. Derreta a manteiga, sem deixar que aqueça muito, e envolva-a delicadamente na massa. Leve ao frigorífico por cerca de 30 minutos.
5. Unte e enfarinhe forminhas de queques caneladas ou lisas ou use um spray desmoldante, e encha-as até ¾ da capacidade. Leve ao forno pre-aquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de espetado no centro de um queque).

Bolos de arroz

Ingredientes (8 a 12 bolos)
150 g de manteiga
180 g de açúcar
3 ovos
150 g de farinha tipo 55 (s/ fermento)
100 g de farinha de arroz
1 c. chá de fermento
100 ml de leite
Açúcar para polvilhar q.b.

Modo de preparação
1. Bata a manteiga amolecida com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos e bata para incorporar bem. Acrescente as farinhas e o fermento e, por fim, adicione o leite. Mexa até obter uma massa uniforme.
2. Coloque a massa em aros com cerca de 6 cm de diâmetro por 6 cm de altura, forrados com tiras de papel vegetal ligeiramente mais altas (se não tiver aros, pode usar rolos de cartão de papel de cozinha, cortando-os para que fiquem com 6 cm de altura – os bolos de arroz ficarão mais finos mas terão o mesmo formato dos originais). Disponha-os num tabuleiro também forrado com papel vegetal. Em alternativa use forminhas de queques ou muffins, de papel ou de metal (estas têm de ser untadas).
3. Encha os aros ou as formas até ¾ da capacidade e polvilhe cada bolinho com
½ c. chá de açúcar. Leve ao forno preaquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos (verifique a cozedura com um palito, que deverá sair seco depois de espetado no centro de um bolo).

Pirâmides

Ingredientes (8 a 12 pirâmides)
400 g de bolo sem creme (por exemplo, cerca de 6 queques)
150-200 ml de calda de açúcar
15-25 g de cacau
50-75 g de doce de alperce
½ c. chá de erva-doce moída
½ c. chá de canela
1 c. sopa de rum
1 receita de cobertura de chocolate (receita incluida no livro)

Modo de preparação
1. Triture os bolos e junte-lhes os restantes ingredientes (à exceção da cobertura) – a quantidade de calda, cacau e doce de alperce vai depender do tipo de bolos que estiver a usar, portanto adicione-os a pouco e pouco. A massa deve ficar com a consistência da plasticina, maleável mas sem pegar.
2. Molde as pirâmides, fazendo bolas com a massa e afinando um dos lados para formar um cone. Leve ao congelador por cerca de 10 minutos.
3. Cubra as pirâmides com a cobertura de chocolate, sacudindo ligeiramente para retirar o excesso. Coloque-as num prato forrado com papel vegetal e leve ao frigorífico até a cobertura solidificar.

Húngaros

Ingredientes (20 húngaros simples ou 10 duplos)
3 ovos
100 g de manteiga
75 g de açúcar em pó
150 g de farinha tipo 55 (s/ fermento)
50 g de amido de milho
1 receita de cobertura de chocolate
Compota/marmelada/geleia a gosto q.b. (opcional)

Modo de preparação
1. Coza os ovos durante 10 minutos. Depois de frios, descasque-os e descarte as claras.
2. Bata a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma mistura cremosa.
3. Passe as gemas cozidas por um passador até ficarem bem desfeitas. Incorpore-as na mistura anterior.
4. Junte a farinha e o amido e envolva-os na mistura – como fica com uma consistência granulosa, aperte a massa com as mãos até formar uma bola. Leve ao frigorífico por cerca de 20 minutos.
5. Com o rolo da massa polvilhado com farinha para não pegar, estenda a massa até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Corte círculos ou outros formatos e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno preaquecido a 200 °C por 7 a
8 minutos, só até começarem a dourar.
6. Depois de arrefecerem, mergulhe as bolachas pela metade na cobertura de chocolate, sacudindo ligeiramente para retirar o excesso. Coloque-as num prato forrado com papel vegetal e leve-as ao frigorífico até a cobertura solidificar. Pode fazer os húngaros simples ou duplos, unindo-os dois a dois com um pouco de compota, marmelada ou geleia, antes de mergulhar no chocolate.

O que achou destas receitas do livro Uma Pastelaria em Casa? Experimente e delicie-se!

 

Leave a Reply