By

Pisar a areia e olhar para o oceano oferece muito mais benefícios do que se pensa. Um novo estudo prova que quem vive junto à praia tem uma melhor saúde física e mental. Mas não fica por aqui. Saiba por que é tão importante estar perto do mar e quais os benefícios de ir dar um mergulho à praia.

Olhar para o mar, sentir a areia nos pés, dar um mergulho. Tudo isto são sensações que, sem nos apercebermos, melhoram substancialmente a nossa vida e trazem-nos mais felicidade. Ir à praia, ou viver mesmo perto do mar, pode ser muito mais benéfico do que se imaginava. Principalmente, para a sua saúde.

Os dados do Census de Inglaterra, publicados no Health Place, mostram que a saúde física e mental das pessoas que vivem junto à praia é muito melhor do que aquelas que não vivem. Estes habitantes sentem-se mais calmos, relaxados e conseguem manter-se mais afastados do stresse. E a razão não é difícil de entender.

Richard Sushter, psicólogo e autor do podcast The Daily Helping, explicou à NBC News: “Foi descoberto que a cor azul está associada aos sentimentos de calma e paz. Olhar para o oceano altera as frequência das ondas cerebrais e coloca-nos num estado de meditação”.

Ir à praia não é só apanhar sol

Na verdade, todo o visual que acompanha uma ida à praia ajuda o cérebro a descontrair. Só o facto de colocarmos o chapéu na areia e de nos deitarmos sob a toalha já provoca uma reação positiva no cérebro. Como explica Sally Nazari, psicóloga e autora do podcast Beyond the Couch, os sons e aquilo que vemos ativam o nosso Sistema Nervoso Parassimpático, “responsável por nos acalmar e fazer relaxar”, como esclarece.

Ainda assim, é importante saber que o efeito placebo pode também acontecer nestes casos. “Já estamos condicionados a pensar na praia como um local pacífico e repousado. Já sabemos que ao ir à praia é provável que nos sintamos descontraídos”, refere Richard Sushter.
Porém, ir à praia ainda acerscenta mais outros benefícios. Além de nos ajudar com a nossa saúde mental, também tem efeitos físicos bastantes eficazes.

Um artigo publicado no Medical Daily, aponta que são vários os estudos que confirmam que locais como a praia e os parques aquáticos ajudam recuperar mais o corpo do que ginásios e áreas urbanas.

Ao pisar a areia está a estimular nervos nos pés e a fortalecer músculos que não são trabalhados quando está calçada. Já o mar, repleto de minerais (como magnésio e potássio), pode ajudar com infeções e a desintoxicar o corpo.

Por isso, se não é fã de praia, está aqui uma boca razão para começar a frequentá-la: pela sua saúde mental e física.

Leia ainda o artigo sobre exercícios que fortalecem o corpo e a mente.

 

Leave a Reply