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Não, não estamos a falar de comer os alimentos certos, andar agasalhada e levar a vacina da gripe. Há uma forma simples de reforçar o seu organismo que, possivelmente está a esquecer-se de fazer – e que lhe dá mais saúde este inverno.

Tem cumprido à risca a ementa com os alimentos que ajudam a evitar a gripe. Usa e abusa das golas altas e dos casacos de pelo e os cachecóis e luvas têm sido os seus melhores amigos. Nos transportes públicos afasta-se de quem tosse ou espirra e no emprego lava as mãos com frequência. Pensa que tem feito tudo pela sua saúde este inverno?

Estamos aqui para lhe dar uma notícia. Ora responda-nos: acha que o seu sistema imunitário está imbatível e, por isso, não há gripe que a importune? Não haverá, segundo Amy Kurtz, especialista em saúde e bem-estar e autora de Kicking Sick, depois de suar o suficiente. Sim, leu bem. A transpiração é uma forma de aumentar a resposta imunitária. Ao suar, o sistema linfático começa a funcionar melhor e, consequentemente, o seu corpo começa a libertar toxinas. Com um organismo mais reforçado, o fluxo sanguíneo aumenta e faz com que as células do sistema imunológico circulem por todo o corpo. Em suma, tudo isto é muito simples. Quer manter a sua saúde este inverno e ter um sistema imunitário reforçado? Coma os alimentos certos, use roupa quente, lave as mãos muitas vezes, afaste-se de pessoas constipadas, tome a vacina anual contra a gripe se pertencer ao grupo de risco e… sue muito.

Mas, afinal, como suar?

A maneira mais fácil de consegui-lo (e também a mais saudável) é a fazer exercício físico. O desporto é muito importante durante todo o ano e, quando feito corretamente, faz bem a tudo. Entre as muitas atividades em que pode apostar, encontram-se as corridas, os exercícios de ioga, o crossfit e até outras formas de tonificar o corpo sem pesos à mistura.

Por outro lado, pode sempre suar no conforto do seu lar, durante um banho relaxante com sais que tranquilizam. Pode sempre tornar a sua casa num spa e preparar um momento, quem sabe a dois… Este banho relaxante com espuma fará com que sue o suficiente para manter o sistema imunológico equilibrado. No entanto, tenha em atenção as diferenças de temperatura quando sair do wc. Não vá fazer tudo direitinho para não ficar engripada e apanhar um resfriado…

Costuma suar no inverno? 

 

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