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Já foram os mal-amados na alimentação, mas hoje são vistos com um potencial nutricional indispensável. Além de permitirem fazer variadíssimos pratos, existem outras razões porque devemos comer ovos quase todos os dias. Será que as conhece?

Sabia que, em média, cada português consome 2,6 ovos por semana? A verdade é que o ovo é nutricionalmente rico: cada ovo tem cerca de 80 calorias, seis gramas de proteína de alta qualidade, cinco gramas de gorduras saudáveis, vitaminas A, do grupo B e folato. Tudo isto num só alimento. Mas há mais razões porque devemos comer ovos.

É certo que os ovos estão relacionados com o colesterol (um ovo inteiro fornece 224 miligramas de colesterol). No entanto, um estudo realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que o consumo de até sete ovos por semana altera muito pouco as taxas de colesterol. Portanto, nada de alarmismos.

Os mitos chegaram ao fim e agora é importante perceber o porquê deste alimento se ter tornado fundamental no dia a dia.

Veja ainda como preparar um brunch completo (e com ovos).

Porque devemos comer ovos

 

1.º Reduzem o risco de cancro

Mulheres que consomem altos níveis de colina, um dos nutrientes existentes no ovo (encontra-se na clara), têm menos 24% de probabilidade de vir a sofrer de cancro da mama. Também a Sociedade Americana de Cancro considera que a gema de ovo é uma excelente fonte de vitamina E, um grande antioxidante que ajuda à prevenção da doença.

2.º Fazem bem à visão

O elevado nível de antioxidantes presente na clara de ovo previne a degradação ocular.

3.º Ajudam a perder peso

Um estudo da Universidade do Estado de Louisiana, nos Estados Unidos, descobriu que as pessoas obesas que comem diariamente ovos ao pequeno-almoço perdem 65% mais de peso do que as que comem pão. O motivo pode estar relacionado com o sentir-se saciada durante mais tempo.

4.º Previnem doenças cardiovasculares

Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, demonstrou que o consumo de ovos ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, graças às suas propriedades antioxidantes (duas gemas cruas têm mais oxidantes do que, por exemplo, uma maçã).

Também um estudo publicado no Journal of The American College of Nutrition concluiu que o consumo de um ovo por dia diminui en 12% o risco de AVC.

5.º Melhoram o treino físico

Um ovo cozido possui, em média, seis gramas de proteína essencial para a recuperação de um treino mais intenso. Além disso, ajuda com o desenvolvimento muscular.

6.º Podem ser essenciais durante a menstruação

Esta é uma das razões mais importantes porque devemos comer ovos. Durante a menstruação, as mulheres perdem um nutriente indispensável ao seu bem-estar: o ferro. Isto leva-nos a sentirmo-nos cansadas, em baixo e até um pouco mal-humoradas. Os ovos são ricos em ferro, zinco e fósforo e ajudam-nos a sentir mais energia e bem dispostas.

7.º Ajudam na memória

Um estudo na Universidade de Boston descobriu que quem tem uma dieta que inclui colina tem melhor memória e menos probabilidades de vir a sofrer de demência. Este é um dos nutrientes mais importantes do ovo e um dos que mais ajuda o cérebro.

8.º Fortalecem as unhas e o cabelo

Ricos em aminoácidos, minerais e vitaminas, os ovos ajudam a que o cabelo e as unhas se mantenham saudáveis, brilhantes e fortes.

O que achou destes motivos porque devemos comer ovos? Sabia de todos os benefícios?

 

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