Moda

O armário cápsula da nossa redação: 10 peças de roupa para 10 dias

O desafio parecia simples: criar um armário cápsula com apenas dez peças, conjugáveis entre si, para usar durante dez dias. Sem fazer batota. A execução, no entanto, não foi tão fácil como pensávamos…

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
O armário cápsula da nossa redação: 10 peças de roupa para 10 dias
© Grafismo: Carolina Carvalhal
Escrito por
Saber Viver
Nov. 20, 2019

O conceito de armário cápsula pode fazer confusão a muita gente. O termo parece ser sinónimo de restrição e aborrecimento, mas desengane-se. Um armário cápsula deve ser exatamente o oposto. As palavras-chave são simplificar e reduzir e o objetivo é diminuir ao máximo o stresse matinal no momento de escolher o outfit do dia.

Na redação do site da Saber Viver, o desafio foi lançado: reduzir o nosso armário a apenas dez peças de roupa durante duas semanas (dez dias úteis). A escolha das peças ficou ao critério de cada uma (houve quem optasse por incluir sapatos, quem os excluísse por completo da sua lista, quem se ficasse pelas cores neutras e quem decidisse arriscar).

Saímos da nossa zona de conforto e o resultado está na galeria de imagens abaixo. Não fugimos de um bom desafio, mas será que este foi superado?

Desafio 10×10: o armário cápsula da nossa redação

  • Carolina de Almeida, editora

    Carolina de Almeida, editora

    armário cápsula carolina

    Com este desafio, percebi que preciso de treinar o exercício das peças conjugáveis entre si. Ou seja, tenho sérias dificuldades em escolher básicos – e, na verdade, de os encontrar nas lojas. Quando penso num look, gosto que haja uma peça statement, mas neste caso particular, tive de ir por um caminho mais minimalista. E foi muito difícil! Fácil foi escolher os tons: neutros, camel e preto, uma combinação que considero infalível.

     

    1. Cos; 2. Bimba y Lola; 3. Cos; 4. Zara; 5. Bimba y Lola; 6. Massimo Dutti; 7. Massimo Dutti; 8. Mango; 9. Zara; 10. H&M

    1 / 6

  • Ana Carvas, editora-adjunta

    Ana Carvas, editora-adjunta

    armario capsula ana carvas

    Cores neutras, materiais quentes e alguma variedade para as possíveis combinações. Foram estes os três critérios de escolha para as peças que fazem parte do meu armário cápsula. A camisa branca é, para mim, um must-have nas quatro estações, por ser uma peça cool e sofisticada, que pode ser conjugada com praticamente tudo. O mesmo se aplica à camisola preta de gola alta, uma peça essencial para a temporada mais fria. Se conjugar estas dez peças com uma boina, um gorro ou um bucket hat, um cachecol e umas botas pretas, acredito conseguir finalizar o desafio com sucesso.

     

    1. H&M; 2. Bimba y Lola; 3. Zara; 4. Pull&Bear; 5. H&M; 6. Oysho; 7. Levi’s; 8. Mango; 9. Cos; 10. H&M

    2 / 6

  • Marta Chaves, jornalista

    Marta Chaves, jornalista

    armário cápsula marta

    Sou muito básica a vestir e admito que no dia a dia o preto é o meu tom-chave quase para todos os looks que visto. Porém, se tivesse de escolher apenas algumas peças para este inverno, gostava de fazer o esforço de incluir outros tons – e assim o fiz neste desafio. No inverno, sou pessoa de andar quase sempre de calças (já que não posso passar a estação fria num país tropical, protejo-me das temperaturas de fazer bater o dente), mas tem de haver sempre vestidos e collants à mistura.

     

    1. Mango; 2. Pull&Bear; 3. Massimo Dutti; 4. Bershka; 5. Aldo; 6. Primark; 7. Uterqüe; 8. Stradivarius; 9. Levi’s; 10. Zara

    3 / 6

  • Vera Santos, jornalista estagiária

    Vera Santos, jornalista estagiária

    armário cápsula vera

    Penso que as peças que escolhi retratam muito bem o meu estilo e as prioridades que estabeleço no que toca à roupa que uso. Cores muito neutras, com destaque para o preto e o branco, camisolas bem quentes para o tempo frio, e umas calças de ganga versáteis que ficam bem com tudo. Optei por não incluir sapatos, mas uns botins pretos são aquele clássico que nunca fica mal e que não dispenso nesta altura do ano.

     

    1. Uterqüe; 2. Massimo Dutti; 3. Mango; 4. Lefties; 5. Mango; 6. Mango; 7. Lanidor; 8. Lanidor; 9. Mango; 10. Lefties

    4 / 6

  • Carolina Carvalhal, designer

    Carolina Carvalhal, designer

    Tentei espelhar um pouco o meu estilo. Descontraído mas com algumas peças marcantes. Não dispenso: botas pretas, um cachecol preto (para ficar bem com tudo) e um casacão quente.

     

    1. Brownie Spain; 2. Bershka; 3. Stradivarius; 4. H&M; 5. Zara; 6. Pull&Bear; 7. Bimba y Lola; 8. H&M; 9. Asos; 10. Levi’s

    5 / 6

  • Carlota Teixeira Duarte, branded content manager

    Carlota Teixeira Duarte, branded content manager

    armário cápsula carlota

    Para mim não foi difícil, estas 10 peças no fundo representam todo o meu armário. Quase todas as minhas peças de roupa são básicas e acho que se escolhesse de manhã o que vestir de olhos fechados, o mais provável era que resultasse.
 A minha fórmula no dia a dia é esta: básicos de cor neutra dos pés à cabeça + acessórios cool, brilhantes e/ou coloridos. Acredito que com estas 10 peças poderia vestir-me para quase qualquer situação que surgisse, trabalho, fim de semana ou jantar.

     

    1. Massimo Dutti; 2. Zara; 3. Bershka; 4. Cos; 5. Uterqüe; 6. Mango; 7. Converse; 8. H&M; 9. Levi’s; 10. Primark

    6 / 6

Últimos