COLLIN DOUGLAS GRAY
Adora moda? Tem de visitar estas exposições

Adora moda? Tem de visitar estas exposições

As férias podem ter terminado, mas há sempre razões para sair da rotina. Estas exposições de moda são o plano perfeito para um dia diferente.

Por Set. 1. 2025

Findas as férias voltamos a entrar na rotina do trabalho e da escola, sobrando os finais do dia e os fins de semana para o lazer. Porém, não se deixe ficar em casa só porque os dias quentes terminaram! No outono também há muitas atividades que valem a pena, com workshops, passeios, concertos ao ar livre e, as nossas preferidas, exposições de moda!

Exposições de moda que não pode perder

  • Virgil Abloh: The codes

    Virgil Abloh: The codes

    © Bogdan "Chilldays" Plakov

    Através de um arquivo de 20.000 itens, que vão de protótipos a esboços, imagens e objetos, a exposição explora cerca de duas décadas da visão de Virgil Abloh, considerado um dos nomes mais proeminentes da moda do século XXI. Do seu percurso profissional, contam-se diversas colaborações com artistas e atletas que estão também presentes. Para acompanhar a mostra, estão programados vários workshops, performances e conversas que oferecem uma visão mais profunda sobre o criador falecido em 2021.

     

    Onde: Grand Palais, Paris, França.
    Quando: De 30 de setembro a 10 de outubro de 2025.

    1 / 4
  • Vivienne Westwood: O salto da tigresa

    Vivienne Westwood: O salto da tigresa

    © Luisa Ferreira

    A irreverência e carácter subversivo de Vivienne Westwood estão presentes no renovado MUDE, que celebrou um ano desde a sua reabertura em julho. Tendo como referência o conceito “Salto do Tigre”, do filósofo alemão Walter Benjamin, a mostra incide no historicismo da designer inglesa. Cerca de 50 peças — desde vestuário a acessórios e livros —, dão a conhecer a criadora que não teve medo de ir além, reinventando a alfaiataria tradicional e elementos emblemáticos da cultura britânica, sempre de mãos dadas com a política e sustentabilidade.

     

    Onde: MUDE – Museu do Design, Lisboa, Portugal.
    Quando: Até 12 outubro de 2025.

    2 / 4
  • Christian Dior: Jardins Rêvés

    Christian Dior: Jardins Rêvés

    © COLLIN DOUGLAS GRAY

    A La Galerie Dior, em Paris, pode ser o local mais impressionante para conhecer melhor a história da maison, mas não é a única. A mais de 700 quilómetros de distância, mas sem sair de território francês, encontra, em Lacoste, o SCAD FASH Museum of Fashion + Film, onde poderá deslumbrar-se com peças de alta-costura, acessórios e esboços que viajam pela história da casa de luxo entre 1905 e 2025. A mostra inclui dezenas de itens imaginados pelo próprio fundador, Christian Dior, assim como por Yves Saint Laurent, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri, mostrando a evolução da insígnia ao longo do tempo.

     

    Onde: SCAD FASH Museum of Fashion + Film, Lacoste, França.
    Quando: Até 28 de setembro de 2025.

    3 / 4
  • Salvatore Ferragamo 1898-1960

    Salvatore Ferragamo 1898-1960

    D.R

    Em nove capítulos, a história de Salvatore Ferragamo é contada, celebrando “o espírito pioneiro, icónicas criações e conexões, além da sua extraordinária visão inventiva e inovadora”, pode ler-se no site do museu. A exposição em muito se assemelha à originalmente exibida em 1985, no Palazzo Strozzi, em Florença, Itália. Traz, porém, novidades, em particular no que diz respeito aos sapatos aqui apresentados. Contrariamente à passada, na qual faltavam referências aos contextos criativo e social, Salvatore Ferragamo 1898-1960 explora as capacidades do criador enquanto “empreendedor e visionário, a sua paixão pela cor e o conhecimento da anatomia do esqueleto humano”.

     

    Onde: Museu Ferragamo, Florença, Itália.
    Quando: Até 6 de abril de 2026.

    4 / 4
A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº303, setembro de 2025.
Mais sobre exposições , roupa