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A clássica massa de trigo é uma fonte rica em hidratos de carbono de absorção rápida. Significa isto que fornece um pico de energia grande e curto, que, a longo prazo, só a vai deixar com mais vontade de comer. Saiba quais são os melhores substitutos da massa – saudáveis e não engordam! 

Ainda que popularmente a história da massa comece em Itália, no século IX, a verdade é que a origem deste alimento feito à base de trigo remonta a tempos bem mais longínquos. A disputa pela verdadeira pátria do esparguete é travada entre a Europa, a Ásia e o mundo Árabe. Hoje sabe-se que a massa entrou na Europa por influência Árabe, pela altura em que estes dominavam a Sicília. Contudo, há provas da sua existência muito anteriores a isto. Foi descoberto um recipiente soterrado com uma espécie de macarrão numa exploração arqueológica em Laija, uma zona da China destruída por uma catástrofe no final do Neolítico – sim, leu bem, Neolítico.

A massa de trigo e os hidratos de carbono rápidos

A famosa massa de trigo tem como nutriente predominante os hidratos de carbono. Os hidratos de carbono são, juntamente com a gordura e com a proteína, o principal fornecedor de energia para o corpo. Mas nem todas as fontes são iguais. A massa de trigo refinada, além de ser pobre em fibra, fornece calorias rápidas. Calorias que são disparadas para o sangue e que criam picos de energia grandes, mas que se esgotam em pouco tempo. O resultado disto é fome, em pouco tempo.

Por outro lado, produtos integrais como o arroz ou os couscous, a quinoa, e massas com constituições diferentes, fornecem esta mesma energia, mas de forma mais lenta e gradual. A diferença está no tipo de hidratos de carbono. Estes são os chamados complexos, ou lentos. São mais equilibrados e melhores para o consumo normal no dia a dia.

Assim, recomendamos que modere o consumo de produtos feitos à base de trigo refinado e os substitua por outras fontes tão boas e mais equilibradas. Não conhece nenhuma? Nada tema. Reunimos os seis melhores substitutos da massa!

 

1. Quinoa, Quinoa Real, Área Viva

A quinoa é uma alternativa super prática – cozinha-se como o arroz – e é mesmo muito saudável. É rica em fibra e é uma fonte vegetal muito grande de proteína. Para fazer saladas ou para acompanhar pratos, ponha este ingrediente na próxima lista de compras!

One Comment

  1. claudia.soares@plotcontent.com'
    Cláudia / 6 de Outubro de 2017 at 17:24 /Responder

    E as receitas?! Sugestões
    Ass: Claudete Plot

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