By

Ouça a voz de Susana Baca, diva da música latino-americana. Veja o documentário Terceiro Andar, de Luciana Fina. Caminhe contra o sedentarismo e diga adeus ao roaming! Tudo isto e muito mais é o que tem de saber sobre moda, beleza, bem-estar, lifestyle, cozinha e fitness. Aqui, no Happening!

Soy Loco Por Ti, America – Susana Baca

No ano em que Lisboa é a Capital Ibero-americana da Cultura, durante quatro dias, o amor pela cultura das Américas latinas é celebrado através da literatura, da música e da gastronomia. E começa já hoje, no Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa, às 22h00. com a voz de Susana Baca, diva da música latino-americana. Uma mulher com tantas vidas e tantos talentos que parece impossível caberem numa pessoa só: é compositora, cantora dos grandes poetas da América Latina, professora, política – foi ministra da cultura do Perú e presidente da Comissão de Cultura da Organização dos Estados Americanos. É também uma das grandes responsáveis pelo estudo e divulgação das raízes da música afro-peruana e pelo seu reconhecimento mundial.

Terceiro Andar

O filme documentário Terceiro Andar, da realizadora Luciana Fina, tem hoje a sua estreia comercial no Cinema Ideal, pelas 19h30,  dentro do programa 4.doc | Doclisboa no Cinema Ideal.

Fatumata e Aissato Baldé são mãe e filha. Vivem no Bairro das Colónias e têm raízes na Guiné Bissau. Fatumata ensina à filha coisas do Amor e da Felicidade, Aissato traduz a mãe e dedica-se à escrita de uma carta para o primeiro amor. Luciana Fina vive no mesmo prédio, tem raízes em Itália. Três mulheres, três línguas e três formas de sentir, num filme que tece um espaço comum e conta de gerações, culturas, memórias, de relações e de afectos.

Caminhada Contra o Sedentarismo

Caminhe pela saúde das suas pernas na Caminhada Contra o Sedentarismo, a corrida organizada pela Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) com partida marcada para as 18h30.

A iniciativa da SPACV pretende promover a prática de exercício físico junto da população, através de um percurso circular de 5 km, que começa e termina no Complexo Desportivo de Évora. As inscrições podem ser feitas através da plataforma da Câmara Municipal de Évora e no próprio dia, no local da caminhada.

Estima-se que, em Portugal, 2 milhões de mulheres com mais de 30 anos sofram de Doença Venosa e a falta de exercício físico e o sedentarismo são duas das causas desta patologia.

Gaia Todo um Mundo – Fórum Internacional

Artistas e pensadores de países tão diversos como Angola, Nova Zelândia, Brasil, Síria, Austrália, Islândia, Gambia, entre mais de 20 nacionalidades dos cinco continentes, vão encontrar-se em Gaia para uma festa do Planeta em que todos são chamados a dar voz ao futuro. Entre hoje e até 18 de junho, o Gaia Todo um Mundo será ponto de encontro da criação universal, mas também espaço para construção de novas propostas para os problemas que nos interpelam como cidadãos da Terra. Para a primeira edição deste Fórum Internacional, escolhemos o tema do “Desenvolvimento Sustentável e Alterações Climáticas”, cientes, enquanto populações ribeirinhas, da urgência de encontrar caminhos para proteger a nossa casa comum.

Durante quatro dias, desembarcam no centro histórico, mais de 230 intervenientes, de 20 nacionalidades, numa programação com 72 intervenções bastante diversificadas, muitas delas de acesso gratuito. Toda a programação disponível aqui.

Adeus roaming!

A partir de hoje vamos deixar de pagar roaming sempre que utilizarmos o telemóvel noutro país da União Europeia – desde que esse uso não exceda quatro meses. Contudo, há despesas adicionais que ainda deverão ser tidas em conta. Esta nova legislação, que a Comissão Europeia apelidou de Roam like at home (“Faz roaming como em casa”), todos os utilizadores que tiverem um número de telemóvel de um dos 27 países da União Europeia (O reino Unido por enquanto está incluído) passarão a pagar comunicações nos outros países comunitários aos mesmos preços praticados no seu tarifário normal.

Quer acrescentar mais alguma notícia que tem de saber hoje? 

Tags:
 

Leave a Reply