By

Insegurança e inexistência de autoconfiança no emprego resultam em pouca produtividade, que por sua vez pode acabar com o seu sucesso profissional. O que tem que fazer? Pôr de lado essa falta de autoestima que tanto a atormenta antes que seja tarde.

A falta de autoestima traz problemas não só à vida pessoal, como também à profissional. No emprego, onde passa grande parte do dia, há muitos aspetos que podem causar mau ambiente: um chefe muito rígido, um colega desagradável ou um salário questionável, por exemplo.

Estas situações, muitas vezes desagradáveis, fazem com que se sinta insegura, perca a autoconfiança e que a vontade de produzir seja cada vez menor. A médio/longo prazo, a falta de autoestima pode mesmo destruir a sua vida profissional. A sua entidade patronal começa a sentir mudanças negativas no seu trabalho e pior: o seu lugar pode muito bem começar a ser questionado. Em certos casos, a sua vida profissional pode mesmo ficar destruída.

Para que tal não aconteça é preciso que tenha a sua autoestima num nível razoável. Não assuma a falta dela como o fim do mundo – opte antes por arranjar formas de se automotivar, recuperar o equilíbrio psicológico e vingar na vida profissional. Precisa de ajuda? Siga as dicas em baixo.

  • Evite o conformismo e queira sempre fazer melhor. Mesmo que esteja suficientemente satisfeita com aquilo que produziu procure sempre coisas novas.
  • Não tenha medo da mudança. Aliás, assuma-a como uma coisa boa e escreva todos os aspetos positivos que dela advêm.
  • Ignore os colegas com maus presságios. Foque-se em fazer bem o seu trabalho e ponha de lado as coisas menos boas que ouve “por aí”. Simplesmente não lhes dê importância.
  • Cuide da sua aparência. Sentir-se bonita é meio caminho para que a sua autoestima aumente, por isso maquilhe-se e aposte em looks giros e confortáveis para trabalhar.
  • Acredite sempre que é capaz. Mesmo que à primeira vista lhe pareça difícil, tente arranjar sempre forma de contornar isso. Se não conseguir, peça ajuda aos colegas em quem confia.
  • Aproveite o tempo livre. Conseguir fazê-lo também vai melhorar a sua vida profissional, pois quando voltar ao trabalho vai sentir-se rejuvenescida. Passeie muito ao ar livre e conviva com os amigos e familiares.

Já alguma vez esteve numa situação em que a fraca autoestima afetou a sua vida profissional? Conte-nos a sua experiência.

Este artigo foi originalmente publicado a 16 de junho de 2016 

 

Leave a Reply