By

É alemã e tem um passado mineiro, mas este ano é a Capital Verde da Europa pela práticas exemplares de preservação da natureza e iniciativas sustentáveis. Saiba o que tem de conhecer em Essen.

A Capital Verde da Europa 2017 é a nona maior cidade alemã e é conhecida pelo seu passado industrial, sobretudo associado à exploração mineira, que aqui se iniciou no início do século XIX e teve o seu fim em 1986. Essen viu-lhe atribuído o título de capital Verde europeia pelas suas excecionais práticas ambientais e pela preservação da natureza. O Krupp Park é um exemplo disso, pois o lago é cheio com água da chuva recolhida nos telhados dos edifícios mais altos. Outros dos símbolos da transformação de Essen são a Mina de Zolverein, que hoje é um centro cultural, e as ciclovias que percorrem toda a cidade.
A alimentação saudável e local é outra preocupação de Essen e a rua Schuirweg transmite isso como ninguém. Por ali, é possível encontrar os produtores locais a venderem os seus produtos. “Comprar local reduz a poluição” é uma das premissas dos responsáveis municipais. Por fim, destaca-se também a possibilidade de, a partir de maio, se puder tomar banho no rio Ruhr, algo que não acontece desde o início da década de 60 do século passado.
Durante todo o ano, vai haver exposições, encontros gastronómicos em parques públicos, concertos e muito mais para celebrar a ecologia, mas há muito mais a conhecer, veja o que não pode perder…

Essen

Museu do Design Red Hot

Tem a maior exposição de design contemporâneo do mundo e todos os anos o seu espólio aumenta pela mão de especialistas em design que escolhem as peças a exibir. Algumas das peças podem ser testadas, o que faz dele também um museu interativo. Preço: 6€.

 

Leave a Reply