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Miley Cirus, Megan Fox e Uma Thurman já admitiram seguir a dieta paleo. A seguir, o nutricionista clínico Dr. Custódio César, explica-lhe o que é esta alimentação à base de produtos naturais, livre de glúten e sem lácteos.

Um estilo de vida saudável é a base da dieta paleo. Além de uma alimentação sem glúten e lácteos e à base de produtos naturais, este modelo paleolítico tem como príncipios a atividade física regular e as oito horas de sono por noite.

Para ficar a conhecer melhor o que é a dieta paleo e o que deve e não deve comer, leia, em baixo, o testemunho do nutricionista clínico Dr. Custódio César.

O que é a dieta paleo?

Muito se tem falado acerca da dieta paleolítica. Tornou-se conhecida e falada em 2011, quando o cientista americano Loren Cordain, especialista em Nutrição e fundador do movimento Paleo, decidiu publicar um livro, nos Estados Unidos, a defender que a alimentação deveria ser baseada nos hábitos alimentares adquiridos pelo homem durante o período Pré-Agrícola.

No entanto, a dieta paleo não pode nem deve ser considerada como uma recriação da alimentação e dos estilos de vida dos nossos antepassados, pois isso seria impossível tendo em conta a realidade atual. Esta dieta deve sim ser encarada como um modelo composto por diretrizes e linhas orientadoras que devem ser adaptadas e personalizadas de acordo com a realidade do indivíduo.

Em termos alimentares, as escolhas devem recair em alimentos que tenham sido a base da alimentação dos caçadores e recoletores – excluindo, à partida, cereais (porque os solos, na era paleolítica não eram cultivados) e leite e derivados (pois os animais ainda não tinham sido domesticados). Desta forma, devem escolher-se alimentos repletos de nutrientes e o mais natural possíveis, ou seja, alimentos que cheguem até às nossas mesas sem ou com o menor processamento industrial possível.

Sob o ponto de vista nutricional a dieta Paleo tem as seguintes características:

  • É muito rica em fibras (algumas raízes, abundante quantidade de folhas, frutos, bagas e sementes);
  • É muito rica em proteínas (carne de caça, insetos, ovos, peixe, marisco e bivalves);
  • Tem grande quantidade de ácidos gordos ómega 3 (peixe, marisco e bivalves);
  • É muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (abundante quantidade de folhas, frutos, bagas);
  • Não tem hidratos de carbono de alto índice glicémico;
  • Não tem lácteos nem derivados;
  • Não inclui cereais.

O que é que deve comer?

É importante, no entanto, referir uma vez mais, que são apenas linhas diretrizes que podem e devem ser adaptadas às necessidades de cada um.

  • Vegetais: todos mas dar ênfase aos vegetais da época;
  • Tubérculos: batata-doce, mandioca, inhame e batata;
  • Proteína: carne de pasto, peixe selvagem (carapau, sardinha, cavala) marisco, ovos de galinhas criadas ao ar livre;
  • Fruta: todos mas dar ênfase à fruta da época;
  • Oleaginosas: amêndoas, cajus, castanhas do Brasil e nozes;
  • Sementes: sésamo, abóbora, girassol, linhaça e chia;
  • Gordura: óleo de coco e azeite.

O que é que não se deve comer?

  • Cereais: trigo, arroz, centeio, aveia;
  • Leguminosas: Feijão, grão, lentilhas;
  • Lacticínios: leite, iogurte, queijo, natas;
  • Gorduras: óleo e margarinas vegetais;
  • Produtos processados.

Sugestões de snacks:

Já conhecia e/ou segue a dieta paleo? Conte-nos a sua experiência.

9 Comments

  1. helena15oliveira@hotmail.com'
    Helena Oliveira / 26 de Maio de 2017 at 15:21 /Responder

    Olá, eu por questões estéticas e meu marido, por questões de saúde, eliminámos lactose e glúten da alimentação. Tem sido uma experiência depurativa e recomendo. A ingestão de aveia e arroz ainda se mantém, portanto não é paleo a 100%, mas para lá se encaminha. Só temos visto benefícios na alteração da nossa filosofia alimentar.

  2. Betamirandela@hotmail.com'
    Elisabete / 31 de Maio de 2017 at 16:59 /Responder

    Gostaria de saber mais sobre esta dieta!! O meu muito obrigada
    Um saludo

    • geral@mypaleolifeblog.com'
      Mypaleolife / 10 de Junho de 2017 at 22:14 /Responder

      Deixo o meu blog e instagram (@mypaleolifeblog.com)… caso tenha alguma dúvida, terei todo o gosto em responder!

  3. guilhermina.prudencio@gmail.com'
    Guilhermina Prudêncio / 19 de Junho de 2017 at 12:07 /Responder

    Bom dia. Tenho seguido mais ó menos a alimentação paleo até porque já deixei à muitos templo, glúten, lactose pão arroz essa e por aí, só à poucos conheci comida paleio. Para mim tem um problema, é deixar as papas de aveia que faço ao pé com aveia sem glúten bebida vegetal banana frutos vermelhos da época. Para min é importante porque faço ginásio, será muito mal este meu pá? Obrigada

  4. Fernanda.pepe23@Gmail.com'
    Fernanda Nunes / 17 de Agosto de 2017 at 15:51 /Responder

    Adorei ler sobre esta dieta. Ando a tentar deixar os açúcares!
    Obrigada

  5. fatimaptg@gmail.com'
    Fatima Ferreira / 27 de Agosto de 2017 at 13:27 /Responder

    Gostaria de saber mais sobre a dieta e como funciona o grupo.
    Grata

  6. lsvinhot@gmail.com'
    Lenny / 25 de Setembro de 2017 at 15:46 /Responder

    Boa tarde
    Eu tinha colesterol muito alto e estava muito gorda ou seja uma barriga enorme,parei de comer arroz,pão ,leite e açúcar,perdi 10k em um mês estou dormindo 8 horas e com uma pele ótimo 👌 😘😊muito feliz 😊

    • antonio.cordeiro.3@netvisao.pt'
      António Cordeiro / 8 de Janeiro de 2018 at 19:53 /Responder

      E como ficou os valores do colesterol? OBRIGADA.

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