By

Deixar de fazer uma viagem só por não ter companhia não é uma desculpa plausível. A Saber Viver dá-lhe várias dicas para viajar sozinha, em segurança e com o máximo de diversão.

Este é ainda um assunto controverso. A imagem de uma mulher a viajar sozinha gera alguma desconfiança. Será seguro? A quem recorrer se acontecer alguma coisa?  Os medos são muitos e a coragem pode ser pouca.

Não é o caso de Tânia Neves, fotógrafa freelancer, que começou a viajar sozinha aos 18 anos e desde aí nunca mais parou. Começou por ir visitar uma amiga a Londres, depois, mudou-se para Bristol, onde os voos baratos a fizeram viajar muito. Tendência que se acentuou quando foi viver para Amesterdão. Da capital da Holanda partiu para novos locais, sempre sozinha, a forma como mais gosta de viajar.

Já percorreu mais de 30 países e as suas viagens são o mais ‘local’ possível. “Não se está dependente de ninguém, escolhe-se só o que se quer visitar, não há rigidez de horários para quase nada, não tem de se preocupar com o ritmo da outra pessoa e sozinha é coisa que talvez esteja pouco”, confessa a viajante.

Pronta para partir para a aventura? Faça as malas e arrisque, sempre em segurança! Mas, antes, leia em baixo as melhores dicas para viajar sozinha.

 

 

 

Dicas para viajar sozinha

1. Faça uma lista de tudo o que precisa de levar na bagagem para não se esquecer de nada. Pode fazê-la manualmente ou usar uma aplicação no smartphone, como a Wunderlist.

2. Não leve uma mala ou mochila que não consiga carregar, além disso, veja quais são os limites de bagagem nas companhias aéreas em que vai viajar para não ter de pagar excesso de bagagem.

3. Não se esqueça de confirmar se é preciso visto ou registos online para entrar no país que vai visitar.

4. Faça cópias de todos os documentos que vai necessitar durante a viagem, ou seja, bilhetes de avião, documentos de identificação (cartão de cidadão e passaporte) e vistos para o caso de perdas ou roubo. Pode fotografar todos com o telemóvel e guardar as imagens.

5. Assim que chegar ao destino peça um mapa do local. Além disso, descarregue a aplicação HERE Maps. Com esta app, nunca se vai perder, pois dá-lhe o caminho mesmo sem estar ligada à Internet.

6. Verifique sempre os horários dos voos, comboios, autocarros com alguma antecedência para não perder o meio de transporte.

7. Pesquise ainda como pode chegar do aeroporto ao local onde vai ficar instalada para não ter surpresas e gastos desnecessários.

 

 

 

Os países mais seguros do mundo

Depois de lhe darmos algumas dicas para viajar sozinha, dizemos ainda quais os países mais pacíficos do mundo, de acordo com o relatório anual do Índice Global da Paz de 2017. Portugal está em terceiro lugar, num ranking liderado pela deslumbrante Islândia. Pode escolher o seu destino a partir desta lista.

1. Islândia
2. Nova Zelândia
3. Portugal
4. Áustria
5. Dinamarca
6. República Checa
7. Eslovénia
8. Canadá
9. Suíça
10. Irlanda e Japão

O que achou destas dicas para viajar sozinha? Já o fez? Saiba ainda quais as melhores dicas para viajar com crianças.

 

Leave a Reply