By

Achava que íamos sugerir que, no Dia Internacional da Preguiça, ficasse em casa a comer bolachas e a ver filmes? Combata a inércia! Basta seguir este plano de treino para preguiçosos. Demora menos de 15 minutos!

Entende-se por inércia “a falta de movimento ou de atividade”. Esta designação pode muito bem encaixar no significado de preguiça, um estado comum que nos confronta em determinados momentos da nossa vida – incluindo aqueles que antecedem uma sessão de treino.

Esta terça-feira comemora-se o Dia Internacional da Preguiça. Desengane-se se está à espera de sugestões com receitas de bolachas de chocolate ou de filmes perfeitos para ver, deitada no sofá, com mantas. Ainda que o descanso seja essencial para o bem-estar, vamos, antes, aconselhá-la a fazer este plano de treino rápido, pensado para quem é mais frequentemente assolada pela preguiça e vontade de procrastinar.

“O exercício físico é fundamental, não só por razões psicológicas, como uma boa autoestima e confiança, como por contribuir para a construção de uma saúde forte, quer seja pelo combate à obesidade, quer por evitar potenciais problemas coronários ou melhorar a coordenação, o equilíbrio e contribuir para o aumento da rigidez”, explica o personal trainer Tiago Silva.

“Combater a preguiça é essencial através de soluções que tornem o exercício divertido e não numa obrigação é também essencial. Algumas sugestões passam por treinar com um amigo ou escolher músicas boas. Treinar com um objetivo definido também é essencial, uma vez que as metas dão motivação.”

Por último, o PT sugere que “treinar em casa, utilizando o YouTube e fazendo treinos de estilo HIITs (treino intervalado de alta intensidade), são boas soluções para maximizar o tempo, sem ser necessário ir ao ginásio. Ao fim de semana, combater o sedentarismo, através de caminhadas com os familiares, amigos ou animais de estimação.”

No Dia Internacional da Preguiça, aposte neste plano de treino!

São 6 exercícios que deve realizar num circuito com 4 séries. Cada movimento (realizado de forma intensa!) deverá ter a duração de 30 segundos. Entre cada série, descanse um minuto.

1.º Saltar à corda

Recorde-se da sua infância. Adorava saltar à corda? Ótimo. É com esse mesmo movimento que vai aquecer o corpo e os músculos.

2.º Agachamentos com salto

Agora que já está aquecida, vamos trabalhar os glúteos com o exercício que melhor desempenha esta tarefa: o agachamento. O movimento é simples: com os pés afastados à largura dos ombros, flita as pernas até que os joelhos formem um ângulo de 90 graus. Como o treino é curto, vamos atribuir-lhe alguma dificuldade: faça-o a saltar! Atenção: o abdominal tem de estar contraído, a coluna direita e os joelhos não podem ultrapassar o nível da ponta dos pés.

3.º Abdominais em V

A ideia é formar um V com o corpo. Como? Sentada no chão, eleve as pernas, esticadas. Em simultâneo, leve os braços esticados até à ponta dos pés. O pés nunca devem tocar no chão e o abdominal deve estar bem contraído.

4.º Mountain Climber

Continua a trabalhar o abdominal. Comece por colocar-se em posição de prancha, com as mãos apoiadas no chão e com pernas esticadas. Depois, leve os joelhos à frente, alternadamente, em direcção ao cotovelo.

5.º Afundo no banco

Agora, trabalho de braços. Para este exercício, vai precisar de uma superfície de apoio. De costas, apoie as mãos num banco. Depois, flita os braços, que devem manter-se paralelos um ao outro, com os cotovelos apontados para trás.

6.º Burpees

Este é o mais difícil, mas também é o mais completo de todos. Não desista. Estamos mesmo a chegar ao fim. De pé, passe para a posição de agachamento. Enquanto flete as pernas, dê um salto e coloque-se em posição de prancha. Quando estiver nesta posição, faça, de seguida, uma flexão e volte a dar um salto, levando os pés para junto dos braços, colocando-se de pé.

A primeira volta chegou ao fim. Como vê, foi rápido e não custou assim tanto. Já só faltam três!

O que achou deste plano de treino para preguiçosos? Depois de terminar, pode celebrar o Dia Internacional da Preguiça com estes filmes que todas as mulheres devem ver uma vez na vida.

 

Leave a Reply