By

Este artigo é para todas as leitoras viciadas em chocolate. Reunimos várias receitas onde pode encontrar cookies, mousse ou mesmo bolos.  Está de dieta? Não se preocupe. São todas saudáveis!

Chocolate não tem de ser sinónimo de comida pouco saudável e com falta de nutrientes bons. Bem pelo contrário: o cacau, na sua forma original e mais pura, é um ingrediente ótimo para a saúde, riquíssimo em antioxidantes importantes, excelente para a concentração e bom para nos mantermos sem fome. O grande problema do chocolate reside na forma como ele é utilizado: adicionam-se quilos de açúcar, de gorduras más, conservantes – et voilà, nascem os bombons, o chocolate branco, o chocolate de leite e mil outras variações prejudiciais à saúde e ao peso.

O chocolate preto, que contém uma percentagem grande de cacau, é sempre a melhor e mais saudável opção. Mas mesmo neste caso, importa saber ler os rótulos e perceber que ingredientes é que estão em maioria. Quando o açúcar é dos primeiros a serem referidos, esqueça – é uma má opção.

E porque a Saber Viver pensa no bem-estar das leitoras, reunimos cinco receitas com chocolate, para comer de consciência tranquila e sem culpa – mas com moderação, porque tudo em excesso faz mal!

CHOCOLATE COM MORANGOS DESIDRATADOS E COCO LAMINADO

Ingredientes
200g de chocolate preparado na técnica sugerida, ou simplesmente, chocolate derretido
20 a 30g de morangos desidratados
20g de coco laminado
Uma pitada de pimenta cayenne moída (cerca de 1/8 colher de chá ou menos), opcional

Modo de preparação
1. Toste o coco laminado durante alguns minutos numa frigideira (sem adição de gordura) mexendo frequentemente. Retire do lume assim que estiver dourado.
2. No chocolate derretido (“temperado”), junte uma pitada de pimenta cayenne moída, e envolva-a no chocolate.
3. Numa folha de papel vegetal, espalhe o chocolate numa camada com cerca de ½ cm de altura. Cubra imediatamente o chocolate derretido com os morangos desidratados e o coco laminado tostado. Deixe arrefecer durante 1 hora à temperatura ambiente. Assim que o chocolate estiver sólido, guarde-o num recipiente fechado, à temperatura ambiente, ao abrigo da luz e da humidade.
Nota: Se não gostarem do sabor picante podem omitir a pimenta cayenne. Se procuram uma alternativa menos picante, podem substituir por pimenta rosa (mais aromática).

Esta receita é de Márcia Gonçalves, autora de Compassionate Cuisine.

MOUSSE DE CHOCOLATE E ABACATE

Ingredientes
2 Abacates maduros, médios
4 colheres de sopa de cacau em pó, de preferência cru
50 g de chocolate de cozinha com 70% cacau ou superior, derretido em banho maria, opcional
6 tâmaras medjool, sem caroço
1/2 colher de chá de canela em pó
1 pitada de sal marinho integral

Para a cobertura
Pistácios ligeiramente tostados
Pepitas de cacau cru
Coco em lascas tostado

Modo de Preparação
1. Cortar os abacates ao meio, com uma colher retirar a polpa.
2. Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e misturar até se obter um creme macio.
3. Servir em tacinhas salpicado com o coco, os pistácios e as pepitas.
Dica: As tâmaras medjool são umas tâmaras grandes, muito suculentas e macias, e normalmente vendidas sem conservantes. Se não encontrarem podem ser substituídas por 4 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer ou até por uma banana bem madura.

Esta receita é de Joana Alves, autora do blogue Le Passe Vite.

RAW BOUNTY BARS

Ingredientes recheio de coco
175 g de coco seco não açucarado
60 ml de óleo de coco
2 colheres de sopa de néctar de coco (pode optar por mel)
1-2 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer
¼ colher de chá de sal marinho
1 feijão de baunilha, sementes raspadas
1 colher de sopa de água

Ingredientes para o chocolate
60 ml óleo de coco derretido
30 ml de manteiga de cacau derretida
30g cacau em pó
1/4 chávena de mel
sal qb

Modo de preparação
1. Derreta o óleo de coco em banho maria. Retire do fogão e adicione o néctar de coco, mel sal marinho e sementes de baunilha. Misture bem e reserve.
2. Coloque o coco numa tigela grande e polvilhe com a colher de sopa de água na parte superior. Mexa bem. Junte à mistura anterior e misture, utilizando as mãos, se necessário. Experimente e ajuste a doçura, se necessário.
3. Coloque película aderente numa forma rectangular, deixando um excedente de papel grande nas margens. Depois, calque e pressione a mistura de coco na forma, de modo a que a fique totalmente coberta e distribuída de maneira homogénea. Com o excedente de papel tape o resto da forma e leve ao congelador durante, pelo menos 30 minutos.
4. Para fazer o chocolate, derreta óleo de coco e a manteiga de cacau em banho maria. Adicione o mel e misture bem. Quando a mistura estiver homogénea, retire do lume e peneire no cacau, adicionando, depois sal marinho. Ajuste os sabores conforme o gosto.
5. Cubra um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Confirme primeiro se tem espaço no congelador para o tabuleiro.
6. Retire o coco do congelador, retire a película e corte em 12 barras de tamanho idêntico. Mergulhe cada barra no chocolate de forma a que a barra fique totalmente revestida. Retire o excesso de chocolate e coloque no tabuleiro de forno. Quando todas as barras estiverem prontas, leve o tabuleiro ao congelador, durante cerca de 15 minutos. Retire e repita o processo, dando mais uma camada de chocolate a cada barra. Leve, novamente, o tabuleiro ao congelador.
7. Caso ainda sobre chocolate, retire as barras do congelador e utilize o excedente para decorar e dar forma às barras, a seu gosto. Depois, volte a levá-las ao congelador e mantenha-as lá durante, pelo menos, uma hora. Reserve as barras numa caixa hermética. Duram cerca de dois meses conservadas no congelador.

Esta receita é do blogue My New Roots.

COOKIES DE CHOCOLATE 

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
3 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colheres de sopa de mel ou xarope de ácer
1/2 chávena de chá de bebida vegetal de amêndoa
1 chávena de farinha de espelta
1 chávena de farinha de centeio
1 pitada de sal
Uma mão cheia de pedaços de chocolate negro

Modo de preparação
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
2. Coloque todos os ingredientes, excepto o chocolate negro, numa batedeira a bata até estarem bem misturados e formarem uma espécie de massa. Depois, acrescente os pedaços de chocolate negro. Bata novamente, rapidamente e durante pouco tempo.
3. Leve a massa ao frigorífico durante 5 a 10 minutos para arrefecer.
4. Depois, com as mãos, forme bolachas. Coloque-as num tabuleiro, forrado a papel vegetal, leve ao forno durante 10 a 15 minutos.

Esta receita é de Ella Woodward, autora do blogue Deliciously Ella.

BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes para o bolo
1 1/2 chávenas de chá de farinha de amêndoa
1/2 colher de chá de sal
Aproximadamente 25 tâmaras, cortadas e picadas
1/3 chávena de chá de soro de leite coalhado
5 ovos, separados
3 colheres de sopa de cacau natural em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
7 onças de chocolate escuro
6 colheres de sopa de manteiga sem sal

Ingredientes para a cobertura
Creme de leite: 8 onças de creme de leite batido com 3 colheres de sopa de açúcar em pó e um pingo de baunilha.
Opcional: pode substituir o creme de leite por creme de coco – leve ao frigorífico, durante a noite, uma lata de leite de coco e, no dia seguinte, retire o topo e misture com duas colheres de açúcar em pó ou com xarope de ácer.

Modo de preparação
1. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma de bolo (sem buraco no meio e com a extremidade movível) com papel vegetal, tanto no fundo como nas laterais.
2. Coloque a farinha de amêndoa e o sal numa tigela grande. Na batedeira, misture as tâmaras previamente picadas, o soro de leite, o cacau em pó e o bicarbonato de sódio, até formarem uma massa homogénea, suave e pegajosa.
3. Derreta a manteiga e o chocolate em banho maria. Mexa de vez em quando até estar derretido e suave. Adicione esta mistura à que contem as tâmaras e à que contem a farinha de amêndoa. Misture tudo muito bem.
5. Bata claras em castelo e adicione-as, suave e cuidadosamente, à mistura. Transfira para a forma e leve ao forno durante cerca de 50 – 65 minutos, até ao bolo estar firme, mas suave. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
6. Cubra com a cobertura de creme de leite ou creme de coco. No topo coloque os frutos vermelhos.

Esta receita é de do blogue Sprouted Kitchen.

O que é que achou das nossas sugestões? Ficou com vontade de comer chocolate?

 

Leave a Reply