By

Como surgiu o ovo da Páscoa? Se quem põe os ovos são as galinhas, porque é que o coelho é que tem destaque? Onde foi construído o maior ovo de chocolate da Páscoa do mundo? Temos a resposta para estas e mais três curiosidades sobre a época que está a festejar. Se for o caso, aproveite a reunião de família para lhes contar o que sabe.

As épocas festivas são sempre uma boa altura para reunir com os amigos e a família. Trocam-se chocolates e trocam-se histórias. É nessa altura, em que conta e ouve várias histórias do dia a dia, que pode partilhar as cinco curiosidades sobre a Páscoa que lhe contamos a seguir.

  1. A palavra Páscoa significa passagem

Vem do hebraico “pessach” (que significa passagem) e foi criada para comemorar um marco na história do povo judeu, quando este atravessou o Mar Vermelho, depois de um longo período de escravidão no Egipto.

  1. Desde as tradições mais antigas que o ovo significa vida. Quando a Páscoa começou a ser celebrada, os cristãos começaram a vê-lo como símbolo da ressurreição de Jesus Cristo, mas foram os franceses que criaram os de chocolate

Embora já não seja tão comum, ainda há quem pinte os ovos da Páscoa com cores alegres e os encha de brindes antes de oferecer. Agora, são mais os que preferem comprá-los já embrulhados. Opções há parte, vamos à origem desta tradição. Antes do Cristianismo, o ovo já representava fertilidade e vida. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, os cristãos associaram o ovo ao símbolo da ressurreição de Jesus Cristo e ofereciam-no nesta altura. Já os ovos de chocolate foram criados pelos franceses nas pâtisserries. Estes esvaziavam a gema e a clara dos ovos da galinha, recheavam com chocolate e pintavam-nos por fora. 

  1. Os coelhos reproduzem-se rapidamente e em grandes quantidades. Logo, também significam vida como o ovo, e estão ligados à Páscoa

Explicámos em cima que o ovo é associado à fertilidade. O mesmo acontece com o coelho, um animal que se reproduz com facilidade e em grandes quantidades. Assim, o animal das orelhas grandes ficou relacionado com a Páscoa, uma época conotada com a esperança de uma vida nova. Por outro lado, uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e escondeu-os num ninho para que os filhos os procurarem. Quando as crianças descobriram o tesouro, saltou um coelho lá de dentro, que ganhou a fama de ser o entregador dos ovos.

  1. O maior ovo de Páscoa do mundo está exposto no Canadá

Vegreville, uma cidade do Canadá, tem exposto o maior ovo da Páscoa do mundo. É feito de alumínio pintado em tons de dourado e prateado e tem nove metros.

  1. Já o maior ovo de chocolate da Páscoa feito à mão pesava oito mil quilos e tinha oito metros de altura

Foi feito numa cidade da Argentina e provado por cerca de 50.000 pessoas. Ao todo, foram precisos 18 produtores de chocolate para concluir esta obra culinária.

Partilhe connosco outras curiosidades.

 

Leave a Reply