By

Alguma vez experimentou cozinhar arroz integral como se fosse outro tipo de arroz? Provavelmente não correu bem. É que o arroz integral demora bastante mais tempo a fazer. Mas os seus benefícios acabam por aligeira o processo moroso. Prove esta receita de arroz integral na panela de pressão.

Rico em fibra e proteínas, o arroz integral tem um valor nutricional superior ao arroz branco porque não foi submetido ao processo de branqueamento que lhe retira as propriedades. Este cereal pode servir de base a uma refeição, ou ser servido enquanto acompanhamento. Marta Horta Varatojo, cozinheira, defensora da alimentação macrobiótica e autora de O Livro de Cozinha da Marta, explica que a sua receita de arroz integral na panela de pressão “é uma das mais populares na alimentação macrobiótica, por ser um ótimo alimento para a saúde”.

 Marta Horta Varatojo 

ARROZ INTEGRAL NA PANELA DE PRESSÃO

Ingredientes

1 chávena de arroz integral redondo biológico
1 tira de 3 cm de alga kombu (opcional)
Água
Sal marinho

Modo de preparação

Deixe o arroz integral a demolhar de um dia para o outro. Coloque-o na panela de pressão juntamente com o pedaço de alga kombu. Acrescente água até ficar um centímetro acima do nível do arroz. Leve ao lume, mas sem fechar a panela de pressão. Quando levantar fervura, coloque uma pitada de sal e feche a panela de pressão. Deixe cozinhar durante 30 minutos.

marta horta varatojo

O Livro de Cozinha da Marta (2015), de Marta Horta Varatojo
Editorial Presença
18,50€

 

Leave a Reply