© Teresa Justo Santos
Pode comer estas panquecas de aveia a qualquer refeição

Pode comer estas panquecas de aveia a qualquer refeição

A base destas panquecas de aveia e abóbora é cremosa, saborosa e, dependendo dos toppings, pode ser um pequeno-almoço guloso ou um jantar diferente!

Versatilidade é a palavra-chave na cozinha. O planeamento das refeições ajuda a ter opções saudáveis e nutritivas sempre disponíveis no frigorífico. A massa destas panquecas faz jus a essa regra. Fica pronta em 5 minutos, é vegan e funciona como base para qualquer refeição.

O ingrediente chave é o puré de abóbora. Dá-lhe sabor, cremosidade e liga a massa, em substituição do ovo. Pode fazer o puré com antecedência e ter sempre à mão no frigorífico ou no congelador. Se não tiver abóbora, cenoura ou batata-doce são duas boas alternativas.

Quanto ao procedimento, nada mais simples: é só misturar todos os ingredientes. Pode manter a massa crua guardada no frigorífico entre 3 a 5 dias e fazer as panquecas na hora ou cozinhá-las em quantidade, para comer nos dias seguintes. Pode até levar como snack para o trabalho ou pôr na lancheira dos miúdos.

Panquecas a qualquer hora do dia? Vamos a isso!

Receita de panquecas de aveia

 

20 minutos 6-7 porções

Ingredientes

140 g puré de abóbora

110 g farinha de aveia

160 g leite bebida vegetal

1 c. sopa fermento em pó

1 c. sopa vinagre de cidra ou sumo de limão


Modo de preparação

1. Para fazer o puré de abóbora: deite abóbora manteiga ou hokkaido em cubos num tacho, tempere com sal e cubra com água. Tape e deixe a abóbora cozer (cerca de 5 minutos, depois de ferver). Depois, esmague com um garfo.

O puré pode ser feito com antecedência e guardado no frigorífico ou congelador.

2. Misture todos os ingredientes numa taça e deixe a mistura repousar 5 minutos

3. Aqueça uma frigideira antiaderente ou unte uma com um pouco de gordura. Coloque colheradas de massa na frigideira – não muito grandes, para ser mais fácil de manusear – e, quando começarem a surgir bolhinhas na massa, vire-as

4. Para uma versão doce, os toppings podem ser fruta da época, frutos secos tostados, manteiga de amendoim (ou outro fruto seco) e iogurte natural. Se preferir salgada, experimente com uma salada verde, ovos ou húmus. Aproveite o que tiver no frigorífico!

Agora que já sabe como fazer umas deliciosas e rápidas panquecas de aveia, experimente também estes crepes paleo.

Mais sobre pequeno-almoço