© pexels
Alimentos com foco sustentável para gatos e cães: bons para os animais e para o planeta

Alimentos com foco sustentável para gatos e cães: bons para os animais e para o planeta

Queremos o melhor para os nossos animais de estimação, mas todos concordamos que alimentar o gato ou cão deve ter o menor impacto possível no planeta. A procura por alternativas sustentáveis de elevada qualidade é a solução.

Dez. 16. 2022
Em parceria com:

Se as suas preocupações ambientais definem os produtos e marcas que leva para casa e são um estímulo para fazer um consumo responsável dos bens que adquire, provavelmente, procura estender estes cuidados em tudo o que compra para o seu animal de estimação.

É importante ter em conta que sem o esforço de todos, as Nações Unidas (ONU) preveem que em 2050 será necessário o equivalente a quase três planetas Terra para fornecer os recursos naturais necessários que sustentem o nosso atual estilo de vida.

O consumo e produção responsáveis são, por isso, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Alimentação animal mais sustentável

A Royal Canin, marca referente em saúde através da nutrição, tem como missão fazer do mundo um lugar melhor para os animais de estimação, trabalhando todos os dias para contribuir para a saúde dos gatos e cães através de uma nutrição feita à medida, baseada na observação constante, ciência e inovação. Algo que faz responsavelmente com animais de estimação, o planeta e as pessoas.

A marca está consciente do impacto das suas matérias-primas, tanto mais que quantifica a pegada de carbono, hídrica e terrestre de 100% das suas matérias-primas.

A sua filosofia científica baseada em nutrientes permite otimizar as fórmulas do ponto de vista ambiental e social, garantindo simultaneamente a qualidade e o desempenho dos seus alimentos.

Os principais objetivos incluem a redução do impacto da sua atividade sobre os recursos naturais através da otimização das suas fórmulas e do abastecimento a partir de fontes sustentáveis.

Esta abordagem inovadora permite-lhe promover uma agricultura sustentável, com um impacto positivo correspondente nas emissões de gases com efeito de estufa, na preservação da biodiversidade e das fontes de água, e na prevenção da desflorestação.

Um dos objetivos da Royal Canin até 2025 é alcançar uma pegada neutra em carbono

Nutrientes sustentáveis com a qualidade de sempre

A Royal Canin está empenhada em crescer de forma sustentável, tendo um impacto positivo nos animais de estimação, no planeta e nas pessoas. Neste sentido, e como parte do seu plano de sustentabilidade, um dos objetivos da marca é alcançar uma pegada neutra em carbono até 2025.

Para tal, tem trabalhado em várias áreas, tais como a procura de ingredientes que tenham um menor impacto no ambiente e reduzam a pressão sobre os recursos naturais.

Assim, a marca promoveu a reformulação dos seus produtos e a procura de fontes alternativas de ingredientes, com o objetivo de garantir a sustentabilidade ao longo de toda a sua cadeia de valor, assegurando simultaneamente os mais elevados níveis de qualidade, benefícios e segurança dos seus produtos.

Dois exemplos desta abordagem baseada em nutrientes é a utilização de subprodutos de elevada qualidade e ácidos gordos ómega-3 de fontes sustentáveis.

O papel dos subprodutos

Os subprodutos são ingredientes que normalmente não são utilizados na alimentação humana por várias razões (culturais, processos de produção, etc.) e tendem a ser desperdiçados, como é o caso do coração e do fígado.

Mas estes ingredientes são seguros, de elevada qualidade e muito ricos em nutrientes, tornando-os perfeitamente adequados como fonte de nutrientes para a produção de alimentos para animais de companhia.

Neste sentido, a utilização destes subprodutos evita o desperdício de nutrientes valiosos e seguros que não são utilizados na cadeia alimentar humana.

Ao criar novos produtos, a Royal Canin pretende satisfazer as necessidades nutricionais de gatos e cães e, ao mesmo tempo, reduzir o seu impacto no ambiente e nos recursos naturais

Do óleo de peixe para as algas

A abordagem baseada em nutrientes significa que a empresa pode substituir, por exemplo, certos ingredientes de origem marinha por fontes mais sustentáveis como as algas, que fornecem um perfil nutricional semelhante ao dos crustáceos, mas têm um menor impacto social e ambiental.

Este é precisamente o caso das fontes de ácidos gordos ómega-3, que desempenham um papel importante na nutrição de animais de companhia, especialmente na formação de membranas celulares, no desenvolvimento do sistema nervoso, na função imunitária e no processo inflamatório que ocorre em resposta a infeções ou lesões.

Tradicionalmente, a Royal Canin incorporou estes nutrientes nas suas soluções utilizando óleo de peixe de pequenos pelágicos. Mas, após cuidadosa investigação, a empresa identificou diferentes variedades de algas como uma fonte alternativa de ácidos gordos ómega-3, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a pressão sobre os ecossistemas marinhos.

Animais de estimação, planeta e pessoas

O compromisso de sustentabilidade da Royal Canin centra-se em três áreas ligadas entre si:

  • Animais de estimação: proporcionar benefícios tangíveis para a saúde de gatos e cães através de soluções nutricionais específicas. Sensibilizar para os aspetos-chave da saúde dos animais de estimação (a prevenção da obesidade, a necessidade de cuidados veterinários nos gatos).
  • Planeta: integrar a sustentabilidade em todo o processo empresarial, desde o desenvolvimento do produto até à sua distribuição final, para reduzir a sua pegada ambiental.
  • Pessoas: promover a inclusão e a diversidade entre os seus associados e contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que opera.
Mais sobre animais , branded