
Os melhores países para visitar em 2025
Se ainda não o fez, está na altura de pensar nas férias deste ano. Neste artigo, mostramos-lhe praias deslumbrantes, paisagens naturais de suster a respiração e destinos gastronómicos. Eis os melhores países para visitar este ano, de acordo com diversas publicações.
Por esta altura do ano é provável que já tenha as férias marcadas e planeadas até ao último segundo, com todo um itinerário a acompanhar cada dia. Porém, se este não é o seu caso, porque também há quem planeie as férias à última hora ou opte até por tirá-las nos meses mais frios do ano, reunimos alguns destinos paradisíacos especialmente para si.
Os melhores países para visitar em 2025
Vale do Ahr, na Alemanha
A lista da revista Condé Nast Traveller dos destinos a visitar este ano é encabeçada pelo Vale do Ahr, na Alemanha. É o destino ideal para quem é apreciador de vinho e Natureza com muitas vinhas e trilhos para percorrer, sempre com a sustentabilidade como princípio. Em termos de hotelaria, destaca-se a reabertura da grande dama do Ahr, o Steigenberger Hotel, e o novo boutique hotel Burg Adenbach & Alter Weinbau, ambos em Bad Neuenahr.
Quando ir: A melhor altura é o fim do verão e início do outono, quando começm as vindimas e também os muitos festivais de vinho.
Almaty, no Cazaquistão
Dos 25 destinos a conhecer de acordo com a CNN Travel, o primeiro é Almaty, a capital cultural do Cazaquistão, na Ásia Central. Boa gastronomia, um cenário artístico em crescimento, uma vida noturna agitada são os principais motivos para a visitar. Mas há mais, como está localizada na base das montanhas Tian Shan, fica perto de locais deslumbrantes, como o lago Big Almaty. O Museu de Arte Estatal Abilkhan Kasteev, o Centro Tselinny de Cultura Contemporânea e o restaurante Auyl são outras sugestões a visitar.
Quando ir: Entre junho e finais de setembro, altura em que as temperaturas se situam entre os 20 e os 30 ºC.
Costalegre, no México
Se gosta de praias intocadas e Natureza selvagem, então, faça as malas para o destino número um de praia da revista Travel&Leisure: a Costalegre, na costa do Pacífico, onde não há turismo de massas. Careyes, com um casario que se assemelha a Positano, em Itália, e os hotéis Four Seasons Resort Tamarindo, Cuixmala e Las Alamandas juntam-se aos areais brancos e a um mar azul-turquesa inesquecível.
Quando ir: A Costalegre tem calor durante todo o ano. A estação das chuvas vai de maio a outubro, mas a precipitação tende a ser apenas ao final da tarde.
Camarões
Os Camarões encontram-se na primeira posição da lista de países a visitar da Lonely Planet, editora especializada em viagens. Este país africano, que celebra, durante 2025, 65 anos de independência, tem para oferecer praias imaculadas com palmeiras e cascatas, na zona de Kribi, cidades efervescentes como Douala e Yaoundé. Esta última é a capital e é conhecida pela arquitetura Art Déco e modernista ao estilo africano. No Parque Nacional de Campo-Ma’na, podem ver-se vários animais selvagens.
Quando ir: A melhor altura é de novembro a fevereiro, quando o clima é mais seco e frio. De março a maio, faz mais calor. Já a época das chuvas é de junho a outubro.
Reggio Calabria, em Itália
Para o Skyscanner, portal de pesquisa de voos, a meta número um deste ano é Reggio Calabria, no sul de Itália. A cidade está localizada de frente para a Sicília, que está à distância de um ferry que percorre o estreito de Messina. No centro, é obrigatório visitar o Lungomare Falcomatà, definido pelo escritor italiano Gabriele D’Annunzio como “o mais bonito quilómetro de Itália”. A cidade é ainda abraçada pelo Parque Nacional do Aspromonte, portanto junta o mar à montanha, e de inverno tem a única estância de esqui europeia onde se pode esquiar a ver o mar. A não perder também a pitoresca vila de Scilla.
Quando ir: O período melhor é de abril a maio e de setembro a início de outubro se não gostar de muito calor. Mas, se quer fazer praia, a melhor altura é de julho a meados de setembro.
Dominica, nas Caraíbas
A BBC destaca a Dominica e a sua floresta tropical na sua lista de locais a ir este ano. Nesta ilha das Caraíbas, o turismo regenerativo está a dar cartas e é possível nadar com cachalotes na primeira reserva destes animais do mundo. O lago Boiling, uma das maiores fontes termais do mundo, é um dos pontos obrigatórios. Vários novos hotéis serão inaugurados em 2025, exemplo disso é o Hilton Tranquility Beach Resort and Spa, em Salisbury.
Quando ir: Com uma temperatura media de 28 ºC anual, a melhor altura é de dezembro a maio. A evitar junho a novembro.