Sociedade

Editorial de agosto: Offline!

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de agosto da revista.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Editorial de agosto: Offline!
© Unsplash
Tânia Alexandre
Escrito por
Jul. 31, 2020

Enfim, de férias! E estas são ainda mais especiais, quer pela incerteza do momento que atravessamos, quer pela necessidade de nos desligarmos mais do que em qualquer outra altura.

Têm sido meses muito intensos, de mudança, de adaptação, de receio, de reinvenção. Passámos meses confinadas e fomos constantemente desafiadas a ser supermulheres, supermães, superprofissionais, ‘superprofessoras’.

A escola, a creche, o trabalho, o ginásio, entre outros, passaram a acontecer dentro de casa, independentemente de esta ser um T0 ou uma moradia com vista para o mar. Tivemos de a adaptar às circunstâncias. E se poupámos tempo nas deslocações para o trabalho, perdemo-lo em estar permanentemente online.

As horas passadas offline são poucas quando comparadas com as que estamos online

Ainda que tenhamos dificuldade em admitir, apesar de todos os conselhos sobre a importância de se desligar, de estipular um horário de teletrabalho, horas para as refeições, tempo para cuidarmos de nós, etc., a verdade é que a maioria não se desconecta.

As horas passadas offline são poucas quando comparadas com as que estamos online, quer seja por exigências profissionais – são tempos em que não podemos desperdiçar oportunidades –, quer por lazer e por outros “entretenimentos digitais” que anteriormente não valorizávamos.

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de agosto (nas bancas)

Com isto, o tempo foi passando e o cansaço foi-se acumulando. Mesmo que não o digamos a ninguém – continuamos a ser muito orgulhosas –, lá no fundo, esperamos ansiosamente por colocar no e-mail a mensagem Out of the office, por fazer a mala com as peças mais leves e frescas que temos e por mudar o estado nas redes sociais para offline.

Nas últimas semanas, já não nos saía da cabeça aquele pequeno-almoço no hotel, nem aquelas gargalhadas com as amigas numa esplanada junto à praia.

Ansiámos por calçar as sandálias e aquele vestido verde às flores que nos remete para as férias, por acordar sem ter de ver e-mails e por poder tomar um café enquanto saboreamos o texto de uma revista.

Este ano, aproveite cada momento e leve à letra o significado de FÉRIAS!

Imaginámos quantos mergulhos ao fim da tarde vamos dar neste verão, e quantas fotografias iremos tirar em família para nunca esquecermos que, em 2020, houve uma pandemia que nos fez olhar para a vida de outra forma e nos fez perceber que não controlamos o dia de amanhã.

Este ano, aproveite cada momento e leve à letra o significado de FÉRIAS! É isso que vou fazer e que também lhe desejo, uns dias despreocupados e umas boas férias em modo offline!

A edição de agosto da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si.

Últimos