Sociedade

Editorial de abril: Abrace o planeta

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de abril da revista.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Editorial de abril: Abrace o planeta Editorial de abril: Abrace o planeta
© D.R.
Tânia Alexandre
Escrito por
Mar. 28, 2021

Numa sociedade cada vez mais competitiva e “dependente do digital”, parecem começar a surgir alguns movimentos inversos que nos deixam mais longe de tanta tecnologia e nos aproximam mais de nós próprios, da terra, da Natureza e das nossas origens.

Nos últimos meses, o tema da ansiedade é um tópico popular em podcasts, redes sociais ou conversas entre amigos e são vários os testemunhos de pessoas de diferentes meios, idades, profissões que, em comum, têm o facto de estarem numa fase da vida em que procuram cada vez mais desconectarem-se, para se conectarem consigo próprias e com o que é realmente importante e prioritário nas suas vidas.

Creio que estamos a ficar cada vez mais conscientes do quanto a nossa saúde física e mental depende de momentos em off, em que refreamos os nossos ímpetos de querer fazer tudo ao mesmo tempo, em que nos desligamos do online, em que tentamos esquecer situações que nos consomem e que na verdade não são assim tão relevantes. Momentos em nos permitimos parar, desligar, quer seja a contemplar a Natureza, a viajar, enfim, a desfrutar da vida.

Ter uma atitude mais sustentável, mais consciente já não é uma escolha, já não é algo que simplesmente podemos decidir fazer ou não fazer; é uma necessidade
Tânia Alexandre Tânia Alexandre

Esta edição, a par desta procura pelo slow living, pela mudança de estilo de vida e do que queremos para nós, tem também como tema transversal a sustentabilidade.

Trazemos-lhe um conjunto de histórias e projetos de pessoas que abraçaram novos desafios que lhes permitiram ter mais qualidade de vida e em simultâneo fazer mais pelo planeta, veja alguns exemplos em o Ambiente à volta da mesa (pág. 84) ou em Admirável mundo novo (pág. 66).

Afinal, está tudo interligado. O nosso equilíbrio, a nossa capacidade de nos regenerarmos ou reinventarmos e o equilíbrio do planeta. Destaco a entrevista ao biólogo Daniel Wahl, que vai um pouco mais longe nestas questões da sustentabilidade e nos deixa a refletir sobre a importância do aprendermos com a Natureza, com a sua capacidade de adaptação e regeneração.

Gostaria também de destacar o caminho que algumas marcas de beleza e moda estão a seguir, que é também reflexo das exigências e da tomada de consciência de quem compra. Espreite os temas Vestir melhor pode salvar o planeta (pág. 22) e Revolução verde (pág. 44).

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de abril (nas bancas)

Acredito que para quem está aí desse lado este tema já não seja uma novidade e que no seu dia a dia já tenha adotado alguns comportamentos no sentido da preservação do ambiente, mas vamos sempre a tempo de melhorar!

E para quem ainda não está sensível a estas questões, espero que nesta edição tenhamos contribuído para passar a mensagem de que ter uma atitude mais sustentável, mais consciente já não é uma escolha, já não é algo que simplesmente podemos decidir fazer ou não fazer; é uma necessidade. Pelo bem do planeta, pelo bem da Humanidade.

A edição de abril da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si. 

Últimos