Desejo sexual: como mantê-lo nas relações de longa duração?

Quando estamos com uma pessoa há muito tempo temos muitas vantagens, mas também há coisas que tendem a ficar “mais frias” como o desejo sexual. Na maioria das vezes a culpa tem um nome: rotina. E é mais fácil quebrá-la do que imagina!

O dia a dia de um casal que está junto há muitos anos não é igual ao de um casal que iniciou uma relação há meses e está no auge da paixão – o que não é necessariamente mau. O que queremos dizer é que, por vezes, quando um casal já está junto há muito tempo há maior probabilidade de escolher a segunda opção, quando as hipóteses são uma noite escaldante de sexo e assistir a um filme romântico agarradinho. Como estamos mais à vontade com a outra pessoa é muito mais fácil dizermos que estamos cansadas e que não nos apetece fazer grande coisa. Até aí tudo bem. O pior acontece quando começa a existir pouco (ou nenhum) desejo sexual.

Numa relação de longa duração esta é uma situação que pode facilmente acontecer. Na maioria das vezes deixamo-nos levar pela rotina, pelo stress no trabalho ou até por problemas familiares e deixamos a nossa vida sexual para quinto plano. Se se sente nessa posição temos boas notícias: provavelmente é muito mais fácil voltar a sentir desejo sexual do que aquilo que imagina.

Sugestões para manter o desejo sexual

Faça sexo de manhã

Sabemos que existe muito stress matinal, mas os estudos feitos até agora comprovam que fazer sexo de manhã é ótimo para o casal. Primeiro de tudo é uma boa maneira de acordar o seu parceiro, que já está ali junto a si. Depois… iniciar o dia a atingir o auge da satisfação sexual é um bom começo, não acha?

Partilhe as suas fantasias sexuais e satisfaça as do seu parceiro

Já alguma vez contou ao seu parceiro aqueles cenários que imagina na sua cabeça? Já perguntou quais são os dele? Pois bem, não espere mais e faça-o já hoje. Melhor: se tiver oportunidade entre em ação já hoje! Como estão juntos há muito tempo já se conhecem bem sexualmente, certo? Por isso não há que ter medos.

Falem um com o outro como se não se conhecessem

Crie um cenário imaginário em sua casa (imagine que está num avião ou no ginásio) e finja que acabou de encontrar o seu parceiro pela primeira vez. Comece a conversar com ele como se não o conhecesse e entre num jogo de sedução. Aliás, faça com que ele também se divirta com esse jogo e a seduza a si.

Compre um livro sobre sexualidade

Hoje em dia encontra vários livros sobre sexualidades nas livrarias por todo o País. Compre um (ou mais) e deixe-o num lugar visível. Se o seu parceiro não perguntar nada sobre ele, então vai ter de ser a leitora a puxar a conversa. Vejam o livro juntos, procurem posições sexuais diferentes das que costumam fazer e ponham-nas em prática.

Está numa relação de longa duração? Veja também em que jogos sexuais é que pode investir.

Mais sobre mente e emoções

Comentários

Desejo sexual: como mantê-lo nas relações de longa duração?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.