© Pexels
Como tratar (e prevenir) uma unha encravada nos pés, segundo uma podologista

Como tratar (e prevenir) uma unha encravada nos pés, segundo uma podologista

As unhas encravadas tendem a ser bastante dolorosas e podem afetar a qualidade de vida das pessoas. Fátima Carvalho, podologista responsável pelo Centro Clínico do Pé, explica como prevenir este problema.

Por Jan. 1. 2023

As unhas encravadas nos pés são casos comuns, especialmente no primeiro dedo do pé. Pode ser também denominada de “onicocriptose” e caracteriza-se pelo crescimento de uma parte da unha em direção à pele, inserindo-se nos tecidos.

Esta patologia tende a ser bastante dolorosa, causando por vezes dificuldade em andar, afetando o dia a dia e a qualidade de vida da pessoa.

Existem várias causas associadas a este problema. Para além da dor, há também sintomas visíveis, nomeadamente vermelhidão e inchaço do local, sendo que, quanto mais encravada a unha estiver, mais intensos serão os sintomas.

Possíveis tratamentos

Quanto ao tratamento, existem várias opções, sendo que estas devem ser avaliadas tendo em conta o caso clínico em questão. Pode ser efetuada uma manipulação da pele e da unha, mas em casos mais avançados pode ser necessário recorrer a uma cirurgia – matricetomia parcial.

As alterações anatómicas das unhas e o encurvamento das mesmas, não são possíveis de prevenir. Ainda assim, existem algumas dicas que pode adotar, visto que esta não é a única causa de unhas encravadas:

  • Tenha cuidado a cortar as unhas dos pés. Devem ficar retas e do tamanho do dedo;
  • Procure utilizar calçado adequado ao seu pé, uma vez que se for demasiado apertado contribui para o surgimento de unhas encravadas;
  • Adote cuidados de higiene e evite andar descalço(a). Esta prática previne o surgimento de infeções fúngicas.

A área da Podologia que se dedica a este tipo de patologias e ao tratamento de alterações, a nível da pele e das unhas dos pés, mesmo que provocados por transtornos sistémicos, é a Quiropodologia. Por isso, no caso de verificar que tem uma unha encravada ou começar a sentir alguns dos sintomas, deve consultar um podologista, de modo a efetuar um diagnóstico e tratamento adequado.

Mais sobre mãos e pés , unhas