© Unsplash
Desidratação contribui para o desenvolvimento de doenças crónicas, afirma estudo

Desidratação contribui para o desenvolvimento de doenças crónicas, afirma estudo

Todas sabemos que beber água é essencial para um corpo e mente saudáveis, mas em que quantidade? Na verdade, um estudo afirma que ingerir poucas quantias de líquidos pode causar envelhecimento precoce, doenças crónicas e ainda morte. Ora veja.

Por Fev. 4. 2023

Quantas vezes já disse a si mesma que ia começar a beber mais água? Este hábito tem de sair da lista de resoluções para o novo ano e ser colocada em prática, pois a hidratação é fundamental não só para a beleza da pele e do cabelo, como para a saúde, envelhecimento e prevenção de enfermidades.

Quem o diz é Natalia Dmitrieva e a sua equipa, do Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue dos Estados Unidos da América, que, num estudo publicado na revista BioMedicine, encontraram uma ligação entre a desidratação e o desenvolvimento de doenças crónicas e, possivelmente, de morte.

Temos a certeza que esta investigação é mais que argumento para andar sempre com uma garrafa reutilizável consigo. Descubra porquê.

A ligação entre a desidratação e doenças crónicas

Surpreendentemente, este estudo foi realizado ao longo de 25 anos, onde cerca de 15 mil pessoas (com idades entre os 45 e 65 anos) participaram regularmente em exames clínicos para medir os níveis de sódio, visto que estes refletem a hidratação interna.

Na verdade, quanto mais elevados forem estes valores, menos água foi ingerida pela pessoa em causa.

“Pessoas cujo nível sódio excede os 142 mmol/L têm um risco acrescido de desenvolverem doenças e morrerem precocemente”, lê-se no estudo.

Os especialistas concluíram também que a falta de hidratação está associada a uma idade biológica mais avançada, que pode resultar em doenças crónicas tais como insuficiência cardíaca, AVC, diabetes, demência, entre outras.

Apesar de não terem incluído ao certo as quantidades de água que os participantes ingeriram ao longo da experiência, os especialistas concluíram, então, que quanto mais hidratada estiver, mais probabilidade tem de viver uma vida mais longa e saudável.

É melhor, portanto, colocar uma garrafa no quarto, escritório e carro para manter os seus níveis de sódio baixos. O seu corpo agradece!

Como obter a hidratação ideal

Todas temos corpos e necessidades diferentes, daí ser importante adaptar a quantidade de água que ingere ao longo do dia a si.

Geralmente, os valores situam-se entre os 2,2 e 4,5 L diários, incluindo as porções de água contidas nos alimentos. No entanto, é necessário ter em atenção o seu estilo e fase de vida (gravidez, amamentação, menopausa, etc.).

Posto isto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), adultos sedentários devem beber cerca de 2,2L (para mulheres) ou 2,9L (para homens). Já pessoas ativas, que praticam exercício físico regularmente, devem tentar ingerir até 4,5L diariamente.

Relembramos que a água representa cerca de 75% do nosso peso corporal, e que vai sendo perdida através da transpiração, fezes, urina e expiração.

Para garantir que mantém os valores de hidratação normais, não se esqueça de beber água todos os dias, sem falha. Para as mais distraídas, sugerimos estas dicas para controlar a ingestão de líquidos ao longo do dia.

© GRAFISMO: SARA MARQUES
Mais sobre mal-estar