Restaurantes e bares

16 sítios com comida sem glúten

A doença celíaca implica uma dieta totalmente isenta de glúten, por isso, se quiser ir comer fora, saiba que nestes 16 restaurantes, pastelarias e gelatarias estará 100% segura.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
16 sítios com comida sem glúten 16 sítios com comida sem glúten
© D.R.
Rita Caetano
Escrito por
Mai. 14, 2021

O glúten está presente em cereais (trigo, centeio e cevada) e para quem é celíaco uma ida a um restaurante ou uma pastelaria tem de ser muito pensada, até porque pratos isentos de glúten, poderão conter vestígios deste, devido a possíveis contaminações cruzadas.

Por esse motivo, a Associação Portuguesa de Celíacos certifica os restaurantes, pastelarias e gelatarias 100% seguros para que possa comer fora de casa completamente descansada em vários pontos do País.

Confira quais são.

Sítios com comida sem glúten

  • Despensa N.6

    Despensa N.6

    Autointitula-se pastelaria saudável e os seus produtos não contêm glúten nem açúcar refinado ou qualquer outro ingrediente artificial.

    Na Despensa N.6, há vários doces de comer e chorar por mais, caso da tarte de cacau caramelizada, mas há também refeições seguindo a mesma linha de alimentação saudável. Fazem bolos de aniversário por encomenda e à medida de cada cliente.

    Onde: Av. Sacadura Cabral, 6 A, Lisboa.
    Quando: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h; fim de semana, das 9h às 19h.

    1 / 12

  • Gelataria Italiana Fabio Lupi

    Gelataria Italiana Fabio Lupi

    © Instagram Gelataria Italiana Fabio Lupi

    Nesta gelataria artesanal de Cascais, há uma grande variedade de sabores de gelado aptos para celíacos, tal como a baunilha dos cones.

    Os Ghiaccioli, feitos de gelo e fruta (morango, papaia, framboesa, mix de fruta e maracujá) também são uma excelente opção para os celíacos. Na Fabio Lupi, há ainda bolachas, tostas em pão, waffles, crepes e bolo do dia (vendido à fatia) sem glúten.

    Onde: Av. Valbom, 10, Cascais.
    Quando: Todos os dias, das 12h às 23h.

    2 / 12

  • Natura IMB Hotels

    Natura IMB Hotels

    © Facebook Hotel Puralã

    Os restaurantes dos hotéis Puralã – Wool Valley Hotel & SPA e H2otel Congress & Medical Spa homenageiam os produtos e sabores beirões e a boa notícia é que têm menus para celíacos em todas as refeições. No Sport Hotel Gym + Spa, outro dos hotéis do grupo, o pequeno-almoço, a única refeição servida, também não contém glúten. Os hóspedes de qualquer destes hotéis que assim o desejarem podem ter acompanhamento de um nutricionista.

    Onde: H2otel – Congress & Medical SPA, Av. das Termas, Unhais da Serra; Puralã, Alameda Pêro da Covilhã; Sport Hotel, Av. Frei Heitor Pinto, Covilhã.

    3 / 12

  • Rice Me

    Rice Me

    © Instagram Rice Me

    Com este nome não restam margem para dúvidas, o ingrediente principal deste restaurante é o arroz de vários tipos, presente em todos os momentos da refeição. Além da oferta sem glúten, no Rice Me há ainda opções vegan e sem lactose.

    O pad thai, o arroz de pato e o risotto de camarão são alguns dos partos a provar. Além do restaurante, o Rice Me tem ainda uma cafetaria e padaria (Rice Me Deli – Bakery & Cafeteria), com vários pães e bolos disponíveis, bem como brunch e refeições rápidas.

    Onde: Rice Me – R. Carlos Testa, 18 – A, Lisboa; Rice Me Deli – Av. António Augusto Aguiar, 124, Lisboa.
    Quando: Restaurante – de domingo a terça-feira, das 12h30 às 15h30; de quarta-feira a sábado, das 12h30 às 15h30 e das 19h às 22h30. Deli – de quarta a domingo, das 10h às 18h.

    4 / 12

  • Glutenfreak Me

    Glutenfreak Me

    © Instagram Glutenfreak Me

    Da famosa francesinha e hambúrgueres, de cachorros a baguetes até  às tapas de moelas, bifanas, alheira e sobremesas, no Glutenfreak, tudo é isento de glúten. Mas além destes, há também pratos do dia. Tem ainda vários produtos congelados e kits para fazer em casa francesinha e hambúrguer (novilho, vegetariano e salmão).

    Onde: R. da Torrinha, 86, Porto.
    Quando: De segunda a quarta-feira, das 11h às 18h; de quinta-feira a sábado, das 11h às 21h.

    5 / 12

  • La Trattoria

    La Trattoria

    São muitas as opções sem glúten no menu do La Trattoria, desde as entradas aos pratos principais. La gran carbonara, o risotto de abóbora com molho de gorgonzola, tagliatelle com ragú de javali e lascas de queijo parmesão são alguns dos pratos a provar neste que é um dos mais antigos restaurantes italianos de Lisboa.

    Onde: R. Artilharia Um, 79, Lisboa.
    Quando: De segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 22h30; sábado, das 19h30 às 23h; domingo, das 19h às 23h30.

    6 / 12

  • Sergio Crivelli

    Sergio Crivelli

    Este restaurante italiano tem um menu muito completo para celíacos que vai desde as entradas, aos risotos, sem esquecer as várias pastas frescas, pizas e pratos de carne. O chef Sergio Crivelli já venceu um campeonato do mundo de piza sem glúten.

    Onde: R. Brito Capelo 705, Matosinhos.
    Quando: De segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h.

    7 / 12

  • Grom

    Grom

    Veio de Itália e trouxe consigo os seus sabores sem glúten, corantes, aromatizantes, conservantes e emulsionantes.

    Uma curiosidade, os proprietários da Grom têm uma quinta onde cultivam muita da fruta que usam para os gelados. Os sabores disponíveis são muitos, mas o de pistácio é obrigatório.

    Onde: R. Garret, 42, Lisboa.
    Quando: Todos os dias, das 11h às 22h.

    8 / 12

  • The Food for Real

    The Food for Real

    © Instagram The Food for Real

    Pratos saudáveis, naturais e glúten é a proposta da The Food for Real, uma marca portuguesa de alimentação inclusiva. Os pratos do dia durante a semana e o brunch ao fim de semana são muito apetecíveis. Há ainda pão, vários bolos, pizas e até empadas tudo sem glúten.

    Onde: Rua dos Lusíadas, 51 A Alcântara, Lisboa; Praça Carlos Fabião, 4b, Entrecampos, Lisboa.
    Onde: De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; sexta-feira, sábado e domingos, das 18h30 às 21h30.

    9 / 12

  • Marmituga

    Marmituga

    © Instagram Marmituga

    É a opção ideal para não cozinhar todos os dias e não ter de sair de casa, ou seja, a Marmituga prepara refeições para entregar em casa que pode congelar. Há opções paleo, vegana, low carb, sem glúten, sem lactose para todos os momentos das refeições.

    Onde: R. Teófilo Lopes Constantino, 23 A, Centro Comercial Quinta Nova – Loja 3, Sacavém.

    10 / 12

  • Zarzuela

    Zarzuela

    © Instagram Zarzuela

    Esta pastelaria da lisboeta adapta toda a sua ementa a produtos sem glúten, desde a pastelaria aos gelados, da padaria aos snacks, bem como os hambúrgueres e outros pratos principais. A Zarzuela aceita encomendas de bolos de aniversário e de pão sem glúten.

    Onde: Rua Bernardinho Costa, 23, Lisboa.
    Quando: De quarta-feira a sábado, das 9h às 19h; domingo, das 9h às 18h.

    11 / 12

  • Bonna

    Bonna

    © Instagram Bonna

    Foi o diagnóstico da doença celíaca da filha dos proprietários da Bonna, que os levou a aprender a fazer receitas sem glúten e foram pioneiros em Braga na oferta de pastelaria e padaria especializada em produtos sem glúten, sem leite, sem soja.

    A Bonna produz por encomenda, de acordo com as alergias de cada um, para todo o país e estrageiro, pães, bolos (tradicionais e festivos), biscoitos, folhados, tartes e pizas.

    Onde: R. do Sol, 2, r/c Dto., Gualtar, Braga.
    Quando: De terça a sábado, das 10h às 19h; domingos, das 10h às 17h.

    12 / 12

Últimos