Horóscopo

Lua nova: um guia para definir novas intenções

Existe um momento certo para tudo. Se tem uma decisão importante para tomar ou deseja muito implementar um novo hábito… qual será a melhor altura para começar? Depende, é preciso olhar para o céu.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Lua nova: um guia para definir novas intenções Lua nova: um guia para definir novas intenções
© GRAFISMO: Sara Marques
Vanessa Pina Santos
Escrito por
Jul. 08, 2021

Antigamente, o ser humano conectava-se muito com os ciclos da Natureza não só porque dependia da agricultura, mas também porque existia uma ligação especial com o céu, especialmente, com os ciclos lunares.

Com o tempo parece que nos fomos esquecendo disso. No entanto, não é por esse motivo que deixamos de estar ligadas a estas energias. Ao longo da nossa vida, não só somos influenciadas pelas energias do nosso mapa natal, como também pelas energias dos trânsitos planetários que estão a acontecer no momento.

A Lua é o “planeta” com o ciclo mais rápido, portanto é o que nos influencia de uma forma mais imediata. O início de uma lunação acontece na fase da lua nova, quando esta se encontra com o Sol. A Lua representa o nosso lado inconsciente e feminino, o Sol é a nossa consciência e o nosso lado masculino.

Quando este encontro cósmico se dá, conseguimos ter mais consciência daquilo que estava oculto e, por esse motivo, ter mais clareza daquilo que desejamos. Este é o motivo principal pelo qual devemos aproveitar esta energia para intencionarmos algo de novo para a nossa vida. É como colocar a semente que, nas seguintes fases lunares, vamos ter de cuidar.

Mas, a arte de manifestar algo é um processo que não depende apenas da energia dos astros. Se não tivermos consciência do que se passa à nossa volta e com a nossa própria vida, de pouco ou nada servirá uma lua nova. A energia está disponível para nós, só precisamos de saber como utilizá-la.

Após a fase da lua nova deve continuar a cuidar daquilo que idealizou

Um guia ritualístico para a lua nova

A fase da lua nova é o início de uma lunação num determinado signo, o que quer dizer que podemos trabalhar a temática desse mesmo signo durante o ciclo da Lua, que tem a duração de 29 dias.

Além de se focar no tema do signo da lua nova, pode fazer um pequeno ritual com aquilo que deseja ver crescer na sua vida. Vai precisar de um caderno onde irá escrever a lápis as suas intenções para os próximos 29 dias.  Eis algumas sugestões a ter em conta:

1. Pode fazer este ritual não só no próprio dia da lua nova, mas também nos dois dias seguintes;

2. Quando escrever aquilo que deseja, escreva no presente. Desta forma, está a mudar a sua frequência energética, porque já está a sentir como se estivesse na situação que deseja;

3. Mais importante do que escrever, é sentir. Sinta como se já tivesse acontecido e prepare o seu ambiente para se sintonizar na energia das suas intenções. Construa uma playlist com esse propósito e acenda uma vela;

4. Faça um moodboard e recolha imagens que estejam relacionadas com aquilo que deseja. Pode fazer no Pinterest ou mesmo numa cartolina A4;

5. Não pense em dificuldades e obstáculos;

6. Ao longo dos 29 dias, aponte tudo o que acontecer e estiver relacionado com os objetivos que deseja;

7. Agradeça por cada objetivo alcançado.

Após a fase da lua nova deve continuar a cuidar daquilo que idealizou.

Na fase crescente é importante que dê forma àquilo que foi intencionado e que passe para a parte prática. Isto porque, a consciência (o Sol) desafia o lado emocional (a Lua) e, por essa razão, é natural que os desafios em relação ao que foi manifestado apareçam.

Independentemente das dificuldades que possam surgir, nesta fase é necessário aumentar a vibração energética e o tom emocional para que se prepare para a lua cheia, que é o culminar de tudo aquilo que foi experienciado desde o início do ciclo.

Por último, na lua minguante, deve refletir sobre todo o ciclo e escolher o que deseja trabalhar no próximo. É importante que faça um exercício de escrita onde reflete não só sobre as conquistas, mas também sobre aquilo que foi desafiante e que precisa de ser eliminado para que, no próximo ciclo, possa ter ainda mais clareza do que deseja para si.

Vanessa Santos é jornalista de profissão, mas a paixão pela astrologia falou mais alto assim que percebeu a influência que os astros poderiam ter para o seu autoconhecimento. Criou o @flowersofastrology, um diário cósmico, através do qual passa os seus conhecimentos adquiridos e onde fala sobre as energias do momento através da análise do céu.

Últimos