© unsplash
10 formas de celebrar o Dia Internacional da Mulher

10 formas de celebrar o Dia Internacional da Mulher

Combater a desigualdade de género é um dever de todos nós e, para lembrar isso, sugerimos-lhe que assinale o 8 de março, aquele dia que desejamos que um dia deixe de fazer sentido.

Por Mar. 7. 2024

A igualdade de género está longe de ser atingida e, em todo o mundo, a posição das mulheres é pior que a dos homens só porque são do sexo feminino e isto é visível nas várias áreas da sociedade, desde a familiar à profissional.

Por tudo isto, o Dia Internacional da Mulher tem que continuar a ser assinalado e não é com flores ou descontos, mas sim com eventos que promovam a igualdade.

Sugerimos-lhe marchas, conversas, debates, filmes, congressos entre outros. Todos abordam vários temas dentro da desigualdade de género, como a desigualdade salarial, a violência contra as mulheres e a ditadura dos cânones de beleza femininos.

Como celebrar o Dia Internacional da Mulher

  • Ver o filme Svetlana: O Meu Pai é Joseph Estaline

    Ver o filme Svetlana: O Meu Pai é Joseph Estaline

    © D.R.

    É o filme do mês de março da Zero em Comportamento e mostra uma uma mulher que contra todos os obstáculos, escolheu ser livre. Em 1967, em plena Guerra Fria, Svetlana, filha de Estaline, decide fugir e o presidente dos EUA, Lyndon Johnson, esconde-a na Suíça, onde ficará sob os cuidados de freiras. Este documentário acompanha as lutas que Svetlana enfrentou para se libertar da sombra do pai, debruçando-se sobre o impacto que teve na sua família e no clima político da época.

     

    Quando e onde: 8 de março, Auditório Biblioteca Orlando Ribeiro, Telheiras, Lisboa, e Fnac LeiriaShopping; 9 de março, Biblioteca de Marvila, Lisboa; 20 março, Fnac NorteShopping, Porto; 23 março, Biblioteca de Alcântara, Lisboa; 26 março, Cinema City Alvalade, Lisboa; Fnac GaiaShopping e Fnac St.ª Catarina, Porto; 28 março, Fnac Forum Almada e Fnac Forum Aveiro.

    1 / 10
  • Ler o livro Sobre as Mulheres

    Ler o livro Sobre as Mulheres

    © D.R.

    Escritos há quase  50 anos, os textos que compõem Sobre as Mulheres, de Susan Sontag, não perderam a pertinência. O livro acaba de ser editado pela Quetzal e nele encontramos temas relevantes ainda para os dias de hoje, como os desafios e a humilhação que as mulheres enfrentam à medida que envelhecem, a relação entre a luta pela libertação das mulheres e a luta de classes, a beleza, o feminismo e o fascismo.

     

    Preço: 17,70€.

    2 / 10
  • Participar no Congresso Global de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa

    Participar no Congresso Global de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa

    © D.R.

    Inclusão, liderança, sustentabilidade, potencial criativo e liberdade financeira são os pilares do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, que organiza o terceiro Congresso Global de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. O CONECTE-SE 2024 tem como objetivo promover a troca de experiências para o desenvolvimento de negócios. O foco é a internacionalização e do programa constam palestras, workshops e oportunidades de networking projetadas para capacitar e inspirar mulheres empreendedoras a atingirem novos patamares, com base no pressuposto da inclusão. O evento aborda temas essenciais para o crescimento profissional e pessoal, incluindo liderança, inovação, marketing digital, finanças e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

     

    Quando: de 7 a 9 de março.
    Onde: Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Lisboa.

    3 / 10
  • Ouvir falar sobre a saúde feminina

    Ouvir falar sobre a saúde feminina

    © Pexels

    Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a equipa de Endocrinologia do Hospital CUF Descobertas promove um evento cujo objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre a saúde feminina, descomplicar a menopausa e debater a saúde mental das mulheres em cargos de liderança, com o apoio de profissionais de saúde. No dia 7, a iniciativa À conversa com…, junta Cristina Mesquita de Oliveira, presidente da VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa, Inês Sapinho, coordenadora de Endocrinologia do Hospital CUF Descobertas, Eugénia Chaveiro, ginecologista-obstetra no Hospital CUF Descobertas. Segue-se um debate focado na liderança no feminino e o risco de burnout, com Filipa Breia da Fonseca, investigadora e professora da Nova SBE, Ana Moniz, professora convidada da Nova SBE, Susana Esteban, enóloga e produtora de vinhos e Joana Álvares, CEO e fundadora da Beautyst.pt. Já no Dia da Internacional da Mulher, das 9h00 às 13h00, a iniciativa Saúde da Mulher 360º será um espaço para o esclarecimento de dúvidas, junto de profissionais de saúde, sobre estilos de vida saudáveis e as doenças mais comuns entre a população feminina. Os eventos são gratuitos, sendo a ação do dia 7 de março e o workshop do dia 8 sujeitos a inscrição, neste formulário.

     

    Quando: 7 e 8 de março.
    Onde: Hospital CUF Descobertas, Lisboa.

    4 / 10
  • Ir à Semana Arte Mulher

    Ir à Semana Arte Mulher

    © D.R.

    A programação da 3ª edição da Semana Arte Mulher contam com exposições, entrevistas, teatro, literatura e uma gala que irá galardoar mulheres em diferentes áreas de intervenção na sociedade civil. O objetivo é promover, através da cultura, o debate para as questões de cidadania e de desenvolvimento sustentável. Para esta terceira edição, dedicada às Mulheres (I)migrant(e)s, serão convidadas palestrantes, líderes de pensamento, ativistas, académicas e profissionais de destaque nas suas áreas de atuação.

     

    Quando: De 7 a 9 de março.
    Onde: Cineteatro da Nazaré.

    5 / 10
  • Assistir ao TEDxLisboaSalon

    Assistir ao TEDxLisboaSalon

    © D.R.

    O Dia da Mulher é o mote da próxima edição do TEDxLisboa, braço independente das conferências TED. A escritora Isabel Alçada, a economista Mafalda Rebordão e Co-criadora da Lei da Paridade Adriana Filipa Lopes Cardoso serão algumas das oradoras. Irão falar sobre os direitos das mulheres, debater a igualdade, identificar comportamentos e caminhos para um futuro inclusivo e mais justo, pois o fosso persiste, e em alguns aspectos, testemunha-se um retrocesso. A inscrição deve ser feita aqui.

     

    Quando: 8 de março, 16h00 e as 18h30.
    Onde: Sheraton Lisboa Hotel & Spa, Lisboa.

    6 / 10
  • Participar na talk sobre liderança feminina na hotelaria

    Participar na talk sobre liderança feminina na hotelaria

    © D.R.

    A primeira talk organizada pela Relais & Châteaux em Portugal terá como tema Liderança Feminina na Hotelaria: Um Setor em Mudança?. Nela, serão abordadas temáticas como liderança e progressão na carreira no setor da hotelaria, desafios da igualdade de género ou ainda o papel da mulher na promoção da sustentabilidade. As três oradoras, também elas bons exemplos de liderança no universo dos membros da associação em Portugal, são Adélia Carvalho, COO do grupo Valverde Living, Elisabete Fernandes, Diretora de Vinhos do The Yeatman, e Marta Passarinho, Maîtresse de Maison do L’AND Vineyards. A moderação ficará a cargo de Paula Cosme Pinto, ativista e colunista regular pela igualdade de género e co-autora do podcast Um Género de Conversa.

     

    Quando: 13 de março, às 17h.
    Onde: Valverde Lisboa Hotel.

    7 / 10
  • Assistir ao espetáculo Abraça-me

    Assistir ao espetáculo Abraça-me

    © D.R.

    O grupo DOZE ARTE LIVRE, grupo cultural independente, celebra o dia da mulher com Abraça-me, um espetáculo de poesia, música e dança. É recomendado para homens, mulheres, pais, filhos, avós e netos. Como diz a produtora Patrícia Vidal, “é importante não nos esquecermos de celebrar-nos e recordar as mulheres importantes das nossas vidas, neste dia histórico, de luta, mas também de sororidade e companheirismo”.

     

    Quando: 8 de março, 21h30.
    Onde: Colégio Luso-Francês, Porto.

    8 / 10
  • Ir à marcha da Greve Feminista Internacional

    Ir à marcha da Greve Feminista Internacional

    © D.R.

    A Rede 8 de Março, que reúne coletivos, sindicatos e pessoas singulares vai sair à rua no dia 8 de março para uma marcha sob o mote Mulheres em União fazem a Revolução. Esta que é a sexta Greve Feminista Internacional que reivindica, entre outros, a igualdade salarial, o fim do trabalho precário, o apoio as mulheres e crianças vítimas da guerra, o combate ao assédio e à violência doméstica, o acesso facilitado a consultas de saúde sexual e reprodutiva, o acesso universal e efetivo à interrupção voluntária da gravidez segura e o fim das violências obstétricas.

     

    Onde: Aveiro, Barcelos, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guimarães, Horta, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu.
    Quando: 8 de março.

    9 / 10
  • Participar na conversa que assinala o Dia Internacional das Mulheres e os 50 anos do 25 de Abril

    Participar na conversa que assinala o Dia Internacional das Mulheres e os 50 anos do 25 de Abril

    © D.R.

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Agência Lusa juntaram-se para assinalar o Dia Internacional das Mulheres, aliando esta data à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. Vão promover uma conversa com quatro mulheres que se destacaram, na sua atuação política ou cívica, na promoção da igualdade e dos direitos das mulheres e na construção da nossa democracia. A conversa será moderada pela jornalista Sofia Branco e contará com Ana Maria Braga da Cruz, Aurora Rosa Rodrigues, Celeste Correia, Regina Tavares da Silva.

     

    Quando: 8 março, às 10h.
    Onde: YouTube CIG e LUSA.

    10 / 10
Mais sobre agenda