© unsplash
Crónica. Os benefícios do yoga e 7 vantagens em iniciar esta prática

Crónica. Os benefícios do yoga e 7 vantagens em iniciar esta prática

Jean-Pierre de Oliveira acredita que há várias vantagens em praticar yoga, e que este pode mesmo mudar a sua vida para melhor. Descubra-as.

Pratico yoga há já muito tempo e estou hoje muito agradecido por ter começado esta prática pelos seus maravilhosos benefícios, muitos dos quais eu nem tinha consciência quando comecei.

Hoje dedico-me a partilhar estes benefícios para que todos possam usufruir de uma vida mais flexível em todos os seus aspetos. Sim, leu bem, acredito que todos podemos usufruir dos benefícios do yoga, pois este é adaptável a todas as idades, tamanhos, compleições e capacidades físicas.

O yoga irá com certeza fazer com que se sinta melhor, sem exceções. Só precisa de encontrar o estilo ou o professor mais adequado a si e à sua situação.

Ainda não se convenceu que o yoga tem a capacidade de mudar a sua vida para melhor?

Seguem-se algumas das principais razões pelas quais eu acho que todos nós deveríamos fazer yoga.

7 vantagens em praticar yoga

1. O corpo fica mais forte e flexível

O yoga torna o seu corpo forte, flexível e saudável. A maioria das pessoas começa a sentir alguns benefícios físicos logo durante a primeira aula, mas, claro, se quiser saber se é verdade, precisa de lhe dar uma oportunidade e, com o tempo (talvez mais rapidamente do que pensa) a sua flexibilidade irá aumentar, a sua condição física irá melhorar, os seus músculos ficarão mais fortes e as suas articulações mais soltas.

A intensidade destes resultados poderá variar de acordo com o estilo que escolher. Recomendo começar com um Hatha Yoga generalista, pois esta é a raiz da maioria dos estilos de yoga espalhados pelo mundo.

À medida que seu corpo ficar mais forte, a sua mente também ficará. Sentirá então mais autoconfiança e força de vontade para continuar.

A clareza mental é sempre um dos motivo que me incentiva a voltar a praticar
Jean-Pierre de Oliveira

2. As emoções ficam mais controláveis

O yoga ajuda a acalmar a mente e fazer com que se sinta mais equilibrada. Depois de uma aula de yoga, descubro sempre que o meu estado de espírito mudou. É como se eu tivesse feito uma “limpeza de primavera” à minha cabeça.

Algumas ideias ficam mais claras, outras simplesmente desapareceram, ou então fico com uma perspetiva completamente diferente sobre alguns assuntos específicos que andei a remoer.

De forma geral, sinto-me muito mais tranquilo. Esta nova clareza mental é sempre um dos motivo que me incentiva a voltar a praticar.

3. A mente fica com mais foco

O yoga ajuda a manter o foco. Durante a prática, a mente ficará mais silenciosa e será assim mais fácil direcionar a sua energia para onde necessita que ela vá.

O yoga tira-nos dos nossos pensamentos para sermos capazes de nos concentrar no momento desejado, desenvolvendo-nos a concentração por meio da prática. Treina-se a mente para se tornar consciente e presente.

Depois de uma aula de yoga, poderá sentir-se capaz de concentrar os seus recursos mentais e assim processar informações com mais justeza, mas também aprender e reter informações com mais eficiência.

4. Corpo e mente harmonizados

O yoga traz-nos uma sensação de bem-estar geral. É assim tão simples? Sim, e é por isso que tantas pessoas ficam viciadas nesta prática.

Claro, se começar com uma aula demasiada avançada para si, enquanto ainda é iniciante, pode acabar por sentir-se frustrada. Mas com a escolha da aula adequada para o seu nível, e se mantiver uma mente aberta, de certeza que se irá sentir diferente, melhor, mais presente e feliz.

5. Fica-se mais resiliente

O yoga leva-nos a aceitar os desafios que o quotidiano nos apresenta. As experiências de vida nem sempre nos parecem positivas… Coisas difíceis acontecem-nos a todos.

O yoga ensina-nos que tudo muda, nada é permanente. Tanto as coisas positivas, quanto as mais dolorosas. Esta é a ordem natural das coisas.

Saber e entender este conceito num nível mais profundo torna mais fácil aceitar e permanecer presente e positivo, principalmente nos tempos difíceis.

A autoconsciência é um dos atributos da inteligência emocional e um fator importante para alcançar o sucesso em diferentes áreas da sua vida
Jean-Pierre de Oliveira

6. Desenvolvemos mais clareza mental

O yoga ajuda-nos a fazer melhores escolhas. Com o foco de nos tornarmos mais saudáveis e com o objetivo de experimentar todos os benefícios prometidos pelo yoga, acabamos por nos tornar mais conscientes e capazes de fazer escolhas que apoiem esta jornada rumo a uma vida mais positiva.

De forma gradual e espontânea, descobrirá que deseja fazer alterações na sua dieta, que pretende escolher alimentos que apoiem sua saúde e a sua prática de yoga.

Irá também reparar que naturalmente os seus grupos de amigos vão evoluindo ao passar mais tempo com os que têm uma influência positiva em si e que terá mais força para se afastar de situações negativas e de relacionamentos tóxicos.

7. Ganhamos maturidade

Esta prática torna-nos mais conscientes e esta é mesmo a essência do yoga, o seu propósito. Ficará mais consciente sobre tudo, sobre quem realmente é, sobre as suas aspirações, sobre a sua vida, sobre o que é bom para si e o que não é, sobre o que realmente quer para ser feliz e o que é importante para si.

À medida que desenvolve a sua autoconsciência, será capaz de mudar os seus pensamentos e interpretações, desenvolvidos em piloto automático pela sua mente, permitindo desta forma alterar as suas emoções.

A autoconsciência é um dos atributos da inteligência emocional e um fator importante para alcançar o sucesso em diferentes áreas da sua vida.

Portanto, se ainda não começou a praticar yoga, releia este texto. E se tem curiosidade e gostava de perceber um pouco melhor o que é e como funciona o yoga, descubra este mini curso gratuito que preparei para si.

Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga, autor e um earth activist. A sua inspiradora abordagem ao yoga adapta esta sabedoria antiga à vida dos ioguis modernos como um estilo de vida além das aulas. É conhecido pelo seu estilo genuíno de ensino e instrução técnica profissional reconhecida que o tem levado a participar em diversos eventos.