6 truques para as flores durarem mais tempo
Todas gostamos de uma casa florida e cheia de cor. No entanto, a velocidade a que as flores murcham é (quase) supersónica. Mas não tem de ser. Descubra como.
Rosas, peónias, orquídeas, tulipas, frésias, hortênsias, vivazes. Existe todo um mundo de flores que queremos ter nas nossas casas. No fundo, é um bocadinho de primavera que trazemos para mais perto de nós, dando mais vida aos nossos interiores.
E a Miley Cyrus tem toda a razão: podemos comprar flores para nós próprias. Contudo, nem sempre as conseguimos manter vivas durante muito tempo. Apesar de embelezarem os nossos quartos ou salas – ou qualquer outra divisão -, rapidamente murcham. Mas não tem de ser assim.
Por isso, para que possa prolongar a vida das suas plantas, veja estes truques.
Truques para as flores durarem mais
1. Apare o caule
Ao chegar a casa, separe as flores, retire as folhas que estão mais abaixo e corte cerca de 2 centímetros do caule na diagonal, antes de as colocar na água. Deste modo, a área que absorverá a água será maior.
Deve continuar a apará-las diariamente, ainda que apenas 5 milímetros de cada vez. Isto impedirá que as bactérias presentes na água bloqueiem a passagem de nutrientes pelo caule e não murchem tão rapidamente.
2. Mude a água com frequência
Coloque as flores numa jarra larga e garanta que todos os pés estão submersos. Depois, diariamente ou de dois em dois dias, mude a água. Nos dias de maior calor, opte por água gelada ou adicione uns cubos de gelo.
Sempre que se aperceber que a água não está transparente, troque-a também. E, quando aparecerem folhas ou pétalas caídas na jarra, retire-as, para evitar a proliferação de bactérias para as plantas.
3. Coloque umas gotas de lixívia ou vodka
Sim, leu bem. Pode adicionar duas gotas de lixívia à água, uma vez que inibirá o crescimento de bactérias, que fazem com que as plantas murchem mais depressa. Em vez da lixívia, pode utilizar vodka para que durem mais tempo.
4. Adicione uma pitada de açúcar
Uma vez que as flores já não conseguem receber os nutrientes do solo, o açúcar funciona como uma fonte de energia para as plantas. Nas floristas, por exemplo, existem mesmo produtos especializados à venda, mas esta alternativa também funciona bem. Por cada litro de água, coloque duas colheres de sopa deste carboidrato.
5. Afaste-as das frutas
Quando amadurecem, as frutas emitem gases que fazem com que as flores se desenvolvam mais rápido. Logo, acabam por murchar mais depressa.
6. Escolha um jarro bem limpo
Antes de colocar as flores no recipiente lave-o sempre com água e sabão. Evite que o jarro tenha restos de água ou resíduos do ramo anterior – isto faz com que haja bactérias e o ramo novo se deteriore mais rapidamente.