Casa

6 dicas para fazer as flores durem mais tempo

Sabia que o açúcar pode ser um bom amigo das flores? E que, por outro lado, as frutas podem tornar-se inimigas? Veja algumas dicas para que a sua casa esteja florida por mais tempo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 dicas para fazer as flores durem mais tempo 6 dicas para fazer as flores durem mais tempo
© pexels
Escrito por
Ago. 12, 2021

Todas nós gostamos de receber flores e, às vezes, nem precisa de ser um ramo recheado de rosas, peônias ou orquídeas, basta apenas uma simples flor, como um girassol, para tornar o nosso dia mais feliz.

Depois de olharmos várias vezes para elas (sem percebermos que esboçámos um gigante sorriso), apressamo-nos a procurar um jarro ou mesmo um copo, consoante o que estiver mais à mão. Deixamos as flores mergulhadas em água e escolhemos um sítio especial para estarem à vista de todos.

O problema? Este item de decoração é efémero, pois passado pouco tempo (às vezes horas) começam a murchar, ficam feias e, passados muitos dias, a cheirar mal.

Para que possa prolongar a vida das suas flores, veja estes truques.

6 dicas para fazer as flores durem mais

1. Use sempre um jarro limpo

Antes de colocar as flores no recipiente lave-o sempre com água e sabão. Evite que o jarro tenha restos de água ou resíduos do ramo anterior – isto faz com que haja bactérias e o ramo novo se deteriore mais rápido.

2. Evite o cloro

O ideal é encher uma garrafa com água da torneira e deixar a mesma repousar durante 24 horas. Como nem sempre consegue saber quando é que vai ter/receber um ramo, também pode optar por usar água engarrafada. Porquê? As flores reagem mal ao cloro.

3. Ponha açúcar na água

Os conservantes são uma espécie de “alimento” para as flores. Nas floristas, por exemplo, há mesmo produtos especializados à venda, mas também pode optar pelo açúcar. Por cada litro de água coloque duas colheres de sopa deste carboidrato.

4. Afaste-as do sol

E do calor! O espaço onde vai colocar o ramo deve ser frio (nunca em exagero). Por mais que goste de ver as flores à janela evite fazê-lo. As pétalas vão absorver os raios solares e vão murchar num instante.

5. Afaste-as das frutas

Quando amadurecem, as frutas emitem gases que fazem com que as flores se desenvolvam mais rápido. Logo, acabam por murchar mais depressa.

6. Apare o caule diariamente

Na primeira vez que colocar o ramo no jarro ou vaso corte o caule dois centímetros na diagonal. Depois, todos os dias, apare-o cerca de cinco milímetros. Isto vai fazer com que as flores regenerem.

Últimos