Dinheiro

Aproveite as férias de Natal para otimizar as suas finanças pessoais

As férias são um período de descanso mas também uma oportunidade única para melhorar a sua vida financeira. Siga estas cinco ideias para poupar centenas ou milhares de euros durante 2019.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
otimizar finanças pessoais
Escrito por
Dez. 17, 2018

Às vezes bastam alguns minutos para a sua carteira ficar mais recheada. Durante a pausa natalícia, aproveite para melhorar as suas finanças.

5 ideias para melhorar as suas finanças pessoais

1. Mude de banco

As comissões dos bancos continuam a subir. Em apenas meia hora, se já estiver munida dos documentos necessários (de identificação e comprovativos de morada e profissão) consegue deixar de pagar as principais encargos: 15 minutos para fechar a sua conta atual e mais 15 minutos para abrir uma nova conta num banco económico.

O ActivoBank e o Banco CTT são os únicos que isentam todos os seus clientes dos principais custos (usando a aplicação móvel do ActivoBank, pode fazer a abertura de conta a partir do seu sofá.)

Se estiver presa ao seu banco por um crédito, não desespere: pondere converter a sua conta numa de serviços mínimos bancários. Custa, no máximo, 4,28 euros por ano por um leque de produtos e serviços, como cartão de débito, transferências interbancárias e pagamentos.

2. Transfira o crédito à habitação

Os bancos continuam a baixar os spreads, a sua margem de lucro, nos créditos à habitação. Se o seu empréstimo não tem um spread baixo – 1% ou inferior –, pondere transferi-lo.

Procure bancos que isentam ou devolvem os custos da transferência, como o Bankinter e o Banco CTT. Têm agora os spreads a começar em 1% e 1,1%, respetivamente.

3. Escolha um novo cartão de crédito

Se mudar de banco, tem de cancelar o cartão de crédito. Ainda bem: de certeza que não era o melhor para si. O melhor cartão de crédito para o seu caso é provavelmente o Affinity Card, contratado nas lojas do grupo Inditex (como Zara, Bershka e Oysho), ou o Cofidis.

Estes cartões, que não têm anuidades, devolvem 1% de todas as compras, embora o cartão Cofidis tenha um limite anual de 100 euros por ano. Todavia, ao aderir ao serviço “Mais por 1€”, que custa um euro por mês, o Cofidis devolve 2% de todas as compras até ao máximo anual de 200 euros, entre outras vantagens.

4. Automatize a sua poupança

Há cada vez mais soluções de aforro em que é possível automatizar a poupança. O Alves Ribeiro PPR, que foi o plano de poupança-reforma mais rentável nos últimos três anos, aceita reforços programados a partir de 50 euros por débito direto em qualquer conta bancária, mesmo externa ao Banco Invest, que comercializa o produto.

Na primeira vez, é preciso investir 100 euros no Caixagest Ações EUA, que foi o fundo português mais rentável nos últimos cinco anos, mas, nas vezes seguintes, 10 euros são suficientes.

5. Troque de fornecedor de energia

Um casal com dois filhos pode estar a gastar mais 50% nas suas faturas de eletricidade. Também pode estar a pagar mais 60% nas despesas de gás. A troca de fornecedor de energia pode ser muito rápida e gerar uma grande poupança.

Use os simuladores da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e da Agência para a Energia para escolher o fornecedor mais económico.

 


 

Já sabe por onde vai começar para melhorar as suas finanças? Descubra ainda 7 ideias para poupar neste Natal.

Últimos