©Pixabay
Crónica. Yoga para a saúde integral da mulher

Crónica. Yoga para a saúde integral da mulher

Diversos estudos têm vindo a demonstrar uma ligação benéfica entre a prática regular de yoga e a melhoria de certas condições de saúde, alguma destas específicas da saúde feminina. Descubra os benefícios do yoga.

O yoga tem sido uma escolha popular quando se deseja melhorar tanto a saúde física como mental. Embora existam diferentes tipos de yoga, esta prática, cuja origem remonta a tempos antigos, reúne exercícios que incluem posturas físicas, meditação e técnicas de respiração para beneficiar o bem-estar geral.

Do outro lado do Oceano Atlântico, onde o yoga é bem mais popular, diversos estudos têm investigado os benefícios do yoga para uma ampla gama de condições de saúde, incluindo algumas específicas para mulheres. Embora seja sempre prudente consultar um médico antes de introduzir novas rotinas de exercícios, há uma série de vantagens potenciais que o yoga pode oferecer à sua saúde que vale a pena considerar.

© Unsplash

Benefícios do yoga para a saúde feminina

Flexibilidade e equilíbrio

Uma prática regular de yoga pode ser uma aliada valiosa para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio corporal, ao desempenhar um papel crucial na prevenção de lesões. Ao promover um aumento significativo na flexibilidade e amplitude de movimento das articulações, o yoga reduz o risco de lesões, especialmente para aqueles que praticam outras atividades físicas mais específicas.

Este benefício é particularmente importante para adultos mais velhos e sedentários, que frequentemente enfrentam o desafio das quedas, conforme destacado pela Associação Americana de Osteopatia.

Saúde mental

A conexão entre mente e corpo, proporcionada pelo yoga, é uma poderosa aliada na redução do stress e na melhoria do humor. Diversos estudos demonstram a estreita relação entre o yoga e a saúde mental. Esta prática tem a capacidade de atenuar a resposta do corpo ao stress, reduzir os níveis de cortisol – associado ao stress – e potenciar a ação de neurotransmissores cerebrais que combatem a ansiedade.

O yoga também pode aliviar dores nas costas e preparar as mulheres para lidar melhor com a dor durante o parto.
Jean-Pierra de Oliveira

Melhoria do sono

O yoga pode contribuir para noites de sono mais repousantes, resultando na redução do stress e do cultivo de uma nova perspetiva centrada na paz interior e tranquilidade. Estudos revelam que a prática de yoga facilita o adormecimento, prolonga a duração do sono e proporciona uma sensação de maior descanso ao acordar pela manhã, contribuindo significativamente para uma melhor qualidade de vida.

Benefícios pré-natais

Os benefícios do yoga durante a gravidez já são amplamente reconhecidos, mas é crucial garantir a segurança da prática. Adaptar as posturas para manter o equilíbrio e evitar lesões é essencial.  Além de ajudar a reduzir o stress e a ansiedade associados à gravidez, o yoga também pode aliviar dores nas costas e preparar as mulheres para lidar melhor com a dor durante o parto.

© Unsplash

Sintomas da TPM

Mensalmente, muitas mulheres enfrentam sintomas pré-menstruais e estes podem ser físicos e emocionais. Tanto atividades aeróbicas, como caminhada ou corrida, quanto a prática de yoga, podem contribuir para a redução destes sintomas e desconfortos, sendo que o yoga demonstrou uma redução significativamente maior nos sintomas da TPM (Tensão Pré-Mentrual) em comparação com exercícios aeróbicos.

Alívio da menopausa

Estudos sugerem que o yoga pode proporcionar alívio sintomático e melhorar a qualidade de vida geral para mulheres durante a menopausa. Participantes de aulas regulares de yoga relataram melhorias nos sintomas vasomotores, como suores noturnos e ondas de calor.

Resistência óssea

Por fim, é importante considerar a possível influência do yoga na saúde dos ossos. Se houver preocupações com o risco de osteoporose, é aconselhável falar com o seu médico sobre como a prática de yoga e/ou outros exercícios podem fortalecer os ossos.

Um estudo da publicação Topics in Geriatric Rehabilitation observou que as pessoas que realizavam 12 minutos de yoga diariamente apresentavam um aumento na densidade mineral óssea ao longo do tempo, sugerindo um benefício potencial para a saúde óssea com esta prática regular.

Manter-se ativa, em qualquer idade, é essencial para promover uma melhor saúde. Práticas, como o yoga, ao serem incorporadas à sua rotina, promovem não só apenas a saúde física, mas também o bem-estar mental e emocional.

Posturas a experimentar

Aqui está uma pequena sequência de posturas que podem auxiliar a cultivar energia, tranquilidade, força e resiliência:

Tadasana (Postura da Montanha): esta postura proporciona uma base sólida e promove a conexão com a força interior, paz e estabilidade emocional.

Tadasana (Postura da Montanha)

© Freepik

Utkatasana (Postura da Cadeira): fortalece as pernas e estimula a energia do corpo. Cria tónus muscular e resiliência.

Utkatasana (Postura da Cadeira)

© Freepik

Virabhadrasana I (Postura do Guerreiro I): contribui para o fortalecimento da mente e do corpo, desenvolvendo foco e determinação. Favorece a estabilidade mental.

Virabhadrasana I (Postura do Guerreiro I)

© Pexels

 Virabhadrasana II (Postura do Guerreiro II): ajuda a abrir o peito e os ombros e desenvolve a autoconfiança.

Virabhadrasana II (Postura do Guerreiro II)

© Pexels

Referências:

Associação Americana de Psicologia;

International Journal of  Yoga;

Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NHI);

Journal of Education and Health Promotion;

American Journal of Obstetrics and Gynecology;

Topics in Geriatric Rehabilitation.

Mais sobre corpo , saúde feminina