© Shutterstock
Sim ou não? Descubra que ingredientes pode misturar na sua rotina de pele

Sim ou não? Descubra que ingredientes pode misturar na sua rotina de pele

Se está a pensar em criar uma rotina diária adequada à sua pele, é importante saber se os ingredientes (dos produtos que escolher) funcionam harmoniosamente. Uma especialista em Ciências Farmacêuticas explica o que deve ou não misturar e porquê.

Quer esteja iniciar-se no mundo da dermocosmética ou seja já uma assídua beauty lover, uma coisa é certa: para conseguir melhores resultados é necessário conhecer os ingredientes ativos que podem ser misturados.

Mas porquê? Na verdade, juntar produtos, como cremes, séruns ou óleos, cujas fórmulas não se complementam, não só pode causar irritação na pele, como é um desperdício de tempo e dinheiro. Para além de que provavelmente não terá os resultados que pretende.

A Saber Viver fez a pesquisa por si e, com a ajuda de Joana Nobre, Mestre em Ciências Farmacêuticas e consultora científica em dermocosmética, diz-lhe quais os ingredientes que pode ou não misturar.

Agarre no papel, na caneta e nos seus cosméticos, e seja bem-vinda à mixologia dos cuidados do rosto.

Ingredientes ativos

Primeiramente, o que são os ingredientes ativos, e qual a importância destes? A especialista começa por explicar que os “ingredientes ativos são aqueles que dentro de uma fórmula vão contribuir para a função principal atribuída ao produto“.

Ao serem incluídos nas fórmulas de produtos dermocosméticos pelos fabricantes dos mesmos, ajudam a “melhorar uma determinada condição de pele”, acrescenta.

Na realidade, o tipo de ingrediente, a concentração do mesmo e o pH da fórmula onde se encontra são determinantes, pois “tudo isto vai afetar o resultado final do próprio ingrediente e, consequentemente, do produto”, esclarece Joana Nobre.

Os ingredientes ativos mais utilizados no universo dos dermocosméticos são, então:

  • Retinoides (retinal, retinol, ésteres de retinol – por ordem decrescente de potência);
  • Vitamina C e vitamina E;
  • Niacinamida;
  • Coenzima Q10;
  • Hidroxiácidos (alfa, beta, poli);
  • Péptidos;
  • Ceramidas;
  • Glicerina;
  • Resveratrol.

Estes são incluídos nas formulações de produtos de rosto pelas suas ações hidratantes, de antienvelhecimento, por corrigirem manchas castanhas e por prevenirem e melhorarem a acne. Ou seja, são pequenas gotas de magia que, sem dúvida, vai querer nos seus cosméticos!

De acordo com a especialista em Ciências Farmacêuticas, isto é o que precisa de saber sobre cada ingrediente ativo:

Retinol – melhora a textura da pele, o aspeto dos poros, a acne e os sinais de envelhecimento, enquanto potencia a síntese de colagénio;

Vitamina C – ilumina e uniformiza a pele, potencia a síntese de colagénio e melhora a hiperpigmentação;

Alfa-hidroxiácidos – potenciam a síntese de colagénio, melhoram a aparência das rugas, a textura da pele, o aspeto dos poros e a luminosidade da pele, alguns são também humectantes, ou seja protegem a pele contra a perda de humidade;

Ácido hialurónico – hidrata e preenche a pele através da ação humectante e diminui a aparência das rugas. Atua ainda como pré-biótico;

Niacinamida – melhora a função barreira da pele, inibe a transferência de melanina (daí melhorar a hiperpigmentação), ajuda no controlo da acne, melhora a vermelhidão e a irritação da pele;

Ácido salicílico – comedolítico, ou seja, previne o aparecimento de borbulhas e outras imperfeições, controla a acne não inflamatória, melhora a textura da pele e controla a produção de sebo.

Combinações ideais

Todas queremos uma pele sem impurezas, manchas ou rugas, no entanto, e como afirma a especialista, a rotina ideal “depende dos objetivos de cada pessoa e da sensibilidade da pele”.

Todavia, existem combinações de ingredientes ativos que, geralmente, atenuam certos problemas dermatológicos, como a acne, desidratação e o envelhecimento.

Joana Nobre explica então que, para reforçar a hidratação do rosto, pode utilizar ácido hialurónico com glicerina ou com ceramidas, ou ainda juntar as duas últimas.

Já para pele com tendência a acne, aconselha o uso de hidroxiácidos com niacinamida. O retinol é o ingrediente estrela contra o envelhecimento, e a especialista sugere que utilize o mesmo com péptidos, niacinamida ou ácido hialurónico.

Por fim, para combater a hiperpigmentação, condição que resulta da produção excessiva de pigmento no rosto, Joana Nobre recomenda a utilização de vitamina C com protetor solar, retinoides ou hidroxiácidos, e ainda de niacinamida com protetor solar.

Relembramos que é importante incluir o protetor solar na sua rotina diária de pele, não só na estação quente, mas durante todo o ano.

© GRAFISMO: SARA MARQUES

Ingredientes que não deve misturar

Por último, Joana Nobre especifica também os ingredientes que não devem ser misturados, sobretudo em sobreposição imediata.

É, então, preciso ter particular atenção aos hidroxiácidos, que não deve juntar a retinoides ou a vitamina C.

Deve ainda evitar combinar vaselina, lanolina ou algum tipo de óleo mineral puro, utilizados na técnica de slugging, com retinoides e hidroxiácidos, já que esta junção pode causar irritação da pele.

© GRAFISMO: SARA MARQUES

Posto isto, não se esqueça de ler sempre a lista de ingredientes antes de comprar um cosmético, pois assim estará a potenciar a sua rotina de rosto e claro, os resultados!

Mais sobre especialista , pele