5 coisas que não deve fazer ao cabelo antes de ir dormir

As más rotinas capilares são, infelizmente, mais comuns do que esperaríamos. Saiba o que evitar todos os dias antes de ir para a cama para não danificar o cabelo.

Ter o cabelo pouco saudável, sem brilho e até mesmo sem vida é logo meio caminho andado para que a autoestima baixe e não nos sintamos tão bem connosco próprias. Mesmo que tenha todos os cuidados necessários no dia a dia, existem práticas que podem danificar o cabelo e que nem dá por isso.

Antes de ir dormir, há um conjunto de passos que pode repassar para que o cabelo tenho um aspeto mais saudável e, consequentemente, mais bonito. O site Byrdie identificou os cinco fatores que podem estar a contribuir para um cabelo danificado e que deve evitar.

Isto pode estar a danificar o cabelo

1. Não usar nenhum protetor quando seca o cabelo

As altas temperaturas do secador e das pranchas de alisamento não favorecem em nada a saúde capilar. No entanto, fazem parte da nossa rotina diária de muitas de nós e são necessárias para ter o cabelo como gostamos. Antes de usar qualquer um destes utensílios, não se esqueça de aplicar um produto protetor dos fios de cabelo.

Sugerimos um dos três produtos de styling que se juntam à linha Aura Botanica, da Kérastase, feita com 98% de ingredientes naturais, sem parabenos, silicones ou sulfatos. Todos estes produtos detêm uma termoproteção de 230º e são usados para dar uma forma ondulada, lisa ou mais encaracolada ao cabelo.

2. Usar fronhas de algodão

Quantas vezes já acordou com vergões no rosto por causa da fronha? Isto acontece porque o algodão é um tecido consistente, que dobra, e que facilmente pode deixar marcas na pele. Mas passa-se quase o mesmo com o cabelo. O algodão retira a gordura saudável do cabelo e deixa-o seco e frisado. A solução? Aposte em fronhas de seda. Isto vai impedir que o cabelo se parta tão facilmente.

3. Não escovar o cabelo antes de ir dormir

Tente deitar-se sem nós no cabelo. Se o fizer, é possível que este se parta mais facilmente e que fique mais quebradiço. Inclua este passo na sua rotina diária e escove sempre o cabelo antes de dormir. Vai ver que de manhã terá um aspeto melhor.

4. Não apanhar o cabelo (mas, quando o fizer, faça-o bem)

Isto serve, principalmente, para quem tem uns longos cabelos compridos. Durante a noite, ao virar-se e mudar de posição, o cabelo fica emaranhado, com vários nós e é possível que caia mais que o normal. Pode sempre fazer um bun – um apanhado em cima – desmanchado e não muito apertado, com um elástico ondulado que não danifique o cabelo.

5. Adormece regularmente com o cabelo molhado

Se costuma tomar banho antes de ir para a cama, é possível que já tenha adormecido uma vez ou outra com o cabelo molhado. Ainda que não tenha cometido nenhum crime, o cabelo quando está molhado fica no seu estado mais frágil, ou seja, é mais propenso a ficar emaranhado e partir-se. Passe com o secador, em temperatura média, para garantir que tirou o excesso de água.


 

Costuma cometer estes erros que danificam o cabelo? Veja também como pode diminuir a queda de cabelo.

Mais sobre cabelos

Comentários

5 coisas que não deve fazer ao cabelo antes de ir dormir

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.