Beleza

13 mitos sobre o cabelo que precisam de sair da nossa cabeça

São as falsas verdades que nascem da cultura popular, teorias capilares que vão sendo passadas de geração em geração. Este são os mitos sobre cabelo que tem de parar de acreditar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
13 mitos sobre o cabelo que precisam de sair da nossa cabeça 13 mitos sobre o cabelo que precisam de sair da nossa cabeça
© Getty Images
Mariana Nave
Escrito por
Out. 04, 2023

Com tudo o que se debate atualmente no mundo online, um dos temas recorrentes é o dos mitos associados ao cabelo.

Não quisemos deixar margem para erro e, por isso, conversámos com Maria Lourenço, a especialista capilar dos salões com o mesmo nome, para que nos ajudasse a desvendá-los. Saiba qual é, afinal, a verdade neste jogo de verdadeiro ou falso.

13 mitos sobre o cabelo

1. Cortar o cabelo frequentemente faz com que cresça mais depressa

mitos sobre cabelo cortar frequentemente

© Pexels

FALSO. Já está comprovado cientificamente que o fio de cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. O facto é que quando se corta as pontas muito danificadas ou fragilizadas, o cabelo fica com um aspeto mais saudável, mas nada mais do que isso.

2. Ao arrancar um cabelo branco, nascem dois no seu lugar

mitos sobre cabelo arrancar cabelos brancos

© © Instagram – @greceghanem

FALSO. A cor do cabelo é fornecida pela melanina. O branqueamento do cabelo é um processo natural e genético. Na verdade, ao arrancar um fio, danifica a estrutura do folículo e pode levar à sua perda definitiva. Se não gosta de cabelo branco (mas está na moda!), pinte.

3. Não se deve pintar o cabelo durante a gravidez

© Pexels

50/50. Esta é uma questão um pouco polémica. Alguns estudos recentes afirmam que os químicos utilizados não se encontram nas tintas em quantidade suficiente para serem absorvidos e chegar ao feto e provocar malformações. No entanto, para quem tem dúvidas, já existem no mercado opções sem amoníaco.

4. Deve trocar-se de champô regularmente para que faça efeito

© Pexels

FALSO. Os produtos devem ser alterados, mas não de forma muito frequente. É importante que o champô faça efeito e complete  a ação a que está destinado. No fim do produto, deve ser feita uma nova avaliação, para perceber se existem outras necessidades capilares para as quais é necessário tratamento.

5. Dormir com o cabelo molhado faz mal

mitos sobre cabelo dormir com cabelo molhado

© Unsplash

VERDADE. Quando está molhado, o fio de cabelo fica mais propenso a partir-se, já que o atrito com a almofada danifica a estrutura. Não só vai ficar indisciplinado, como com nós e quando acordar, vai ter mais trabalho a arranjá-lo.

6. É melhor secar o cabelo ao ar do que com um secador

© Pexels

FALSO. Atualmente, já existem produtos térmicos que protegem dos aparelhos de styling. No entanto, optar por uma secagem ou outra depende do resultado final pretendido. Se gosta dos fios capilares com aspeto natural, não existe nenhuma contraindicação para não os secar ao ar. Tanto para uma secagem natural, como para uma secagem com  o secador, é importante retirar o excedente de água.

7. Pessoas com cabelo oleoso não devem usar óleos

mitos sobre cabelo cabelo oleoso pode usar óleos

© Pexels

FALSO. O cabelo oleoso pode usar produtos à base de óleo. Existem gamas específicas para dar brilho, vitalidade e resistência aos fios. Além disso, um cabelo pode ser oleoso nas raízes, mas, no comprimento e pontas, necessitar de hidratação.

8. Usar chapéu enfraquece o cabelo

© Pexels

FALSO. Não existe uma relação direta entre o uso de chapéu e a queda de cabelo. Porém, o uso regular de chapéu abafa o couro cabeludo, o que faz com que o ambiente se torne mais propício ao aparecimento de fungos. Esses problemas é que podem ser a causa do enfraquecimento e queda.

9. Cortar o cabelo quando a Lua está em quarto crescente faz com que este cresça mais depressa

© Pexels

FALSO. Apesar de não ser verdade, ainda há muitas pessoas que acreditam neste mito. A associação da lua ao cabelo vem da agricultura primitiva, onde se organizavam as colheitas pelas fases lunares. Não foi preciso muito para se pensar que o mesmo poderia acontecer com o cabelo.

10. Lavar o cabelo todos os dias faz mal

mitos sobre cabelo devemos lavar o cabelo todos os dias

© Freepik

FALSO. Não existe um número certo de vezes para lavar o cabelo por semana e cada pessoa tem necessidades diferentes. Deve-se ter em conta o tipo de cabelo, couro cabeludo, clima, estilo de vida e penteado. No entanto, é fundamental ter atenção aos produtos que utiliza; devem ser de qualidade e indicados para o seu tipo de cabelo.

11. Pessoas com cabelo fino não devem usar condicionador

© Freepik

FALSO. O facto de ter madeixas finas não significa que não necessitem de hidratação e resistência. É importante escolher produtos adequados  à sua fibra e, atualmente, já existem inúmeras soluções específicas para cabelo fino.

12. Lavar o cabelo com água fria faz com que este fique mais brilhante

mitos sobre cabelo lavar o cabelo com água fria brilho

© Freepik

VERDADE. Apesar das diferentes opiniões, a água fria é conhecida por fechar a cutícula do cabelo, proporcionando mais brilho e reflexos ao mesmo.

13. Dormir de cabelo apanhado enfraquece-o

© Pexels

VERDADE. O cabelo, além de ficar marcado devido ao elástico, vai criando atrito enquanto dorme e se mexe. Os fios de cabelo partem-se, o que os deixa mais vulneráveis a fungos e bactérias.

Últimos