By

Solidariedade social, desporto e alta-cozinha são algumas das áreas em que se distinguem. Hoje, 29 de setembro, a Barbie reuniu-as e homenageou-as com bonecas à sua imagem. “Tu podes ser o que tu quiseres” é a mensagem passada, que todas concordamos, não acha?

O sol não podia estar mais radiante. O rio Tejo, calmo e sereno, tranquilizava quem passava. Um bom presságio para o que se passaria a seguir. Eram 13h horas e havia muitos sorrisos e boa disposição dentro do Vestigius Bar no Cais do Sodré, em Lisboa. Mulheres e homens esperavam doze outras mulheres que iam ser homenageadas pela Barbie, a boneca mais famosa da Mattel.

Com carreiras e percursos que servem de inspiração para outras pessoas, estas figuras femininas receberam uma Barbie feita à sua semelhança (que não estará à venda) como forma de homenagem por ajudarem a quebrar barreiras e mostrarem que nós, mulheres, podemos ser tudo aquilo que quisermos.

Recorde-se que há muito tempo que a Barbie deixou de ser aquela modelo alta, magra, que estava sempre acompanhada pelo Ken. “Eu nem sei onde é que ele anda”, disse Rita Ferro Rodrigues, uma das homenageadas. Em janeiro deste ano, a boneca foi capa da Time com a sua nova imagem, que representa três tipos de corpos femininos (alto, baixo e curvilíneo), mostrando assim que se assemelha a um estilo de vida mais saudável. O percurso de mudança continua e “quem sabe se para o ano não temos aqui também homens vestidos de cor de rosa a quebrar barreiras”, continuou a apresentadora da SIC e uma das mentoras da plataforma Capazes.

A seguir, veja quem foram as 12 homenageadas pela Barbie, a marca que deixa a mensagem: “Tu podes ser o que tu quiseres”.

barbie

Rita Ferro Rodrigues – Fundadora da plataforma Capazes, que tem promovido o debate público de vários temas relativos à mulher e à sociedade em que se insere.

 

Leave a Reply