By

Barbie, a boneca mais vendida do mundo ganha um novo copo. Mais real. É a primeira vez que muda. Reflexo da mudança dos ideiais de beleza?

“Ao longo de 57 anos a Barbie tem sido um reflexo dos tempos, razão pela qual se manteve como a boneca de moda número um e como o ícone global que é hoje. Estamos muito felizes por oferecer estas novas bonecas. A variedade de tipos de corpos, tons de pele e estilos permitirá às meninas encontrar uma boneca que fale com elas”. 

afirmou Evelyn Mazzocco, Vice-Presidente Senior e Diretora Geral Global da Barbie.

O corpo “original” mantém-se, mas agora há o “curvy” (um corpo mais baixo e mais ‘cheio’ nas pernas, braços e cintura); “petite” (baixa estatura); e “tall” (estatura maior). A expansão da sua linha Fashionistas® com a adição destes três novos tipos de corpos e uma variedade de tons de pele, estilos de penteados e roupas, vêm ao encontro de um debate cada vez maior sobre diversidade, padrões de beleza, feminismo e quebra de estereótipos. Com estas adições, todas as crianças do mundo terão muitas mais maneiras de representar as suas histórias e de despertar a sua imaginação através da Barbie.  “Acreditamos que temos uma responsabilidade para com as meninas e os pais, de refletir uma visão mais alargada da beleza,” disse Mazzocco.

 

barbie, time, capa, revista

Criando corpos ditos “mais reais”, a marca tenta afastar as críticas do “padrão de beleza impossível” da Barbie original: muito magra, muito alta, pele branca e loira. De acordo com a revista Time, o projeto foi mantido em sigilo durante o seu desenvolvimento e foi batizado de Project Dawn. A marca, que espera encontrar muitas críticas e ressalvas, seja pelos limitados termos “curvy” (“curvilínea”), “petite” (miúda) e “tall” (alta), ou por estes três novos formatos de corpo não refletirem todos os tipos específicos de corpo e de beleza, já criou uma linha de telefone especial.

As novas bonecas podem ser vistas em Barbie.com e estarão disponíveis para encomendar a 28 de Janeiro em mattelshop.com nos Estados Unidos e via Amazon internacionalmente. A coleção estará disponível em Portugal no final de Março de 2016.

A nova linha de bonecas Barbie® Fashionistas® 2016 inclui quatro tipos de corpos (o original e três novos), 7 tons de pele, 22 cores de olhos, 24 estilos de penteados e inúmeras roupas modernas e acessórios.

Juntem-se aos debates em @Barbie #thedollevolves

Barbie, Fashionistas, corpo, sociedade, body

Fotos: Time, Mattel

 

Leave a Reply