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Na lista de compras devia existir obrigatoriamente uma coluna com o nome “benéfico para a saúde”, não acha? Lá colocava os alimentos probióticos, que incluem não só o clássico iogurte como as sete sugestões que incluímos a seguir. Encontramo-nos no supermercado?

Nas conversas entre amigos, nos jantares de família e até nas refeições da copa no emprego a opinião é unânime: cada vez nos preocupamos mais com a alimentação. Esta preocupação inclui cozinhar refeições mais saudáveis com alimentos benéficos para a saúde, como é o caso dos alimentos probióticos.

Quando ouvimos falar em probiótico (bactérias lácticas usadas tradicionalmente em fermentações alimentares, pertencentes aos géneros das bifidobactérias e dos lactobacilos) facilmente nos lembramos dos iogurtes e em bebidas com leite fermentado. No entanto, há mais sugestões para além destas que lhe mostramos a seguir. Ao consumi-las tem várias vantagens: atenua a intolerância à lactose, regula o trânsito intestinal, favorecem a produção de anticorpos, diminuem o risco de contrair cancro do cólon e outras doenças intestinais, como a doença de Chron e a colite ulcerosa, por exemplo.

alimentos probióticos

Queijo envelhecido

Tal como o iogurte, também o queijo tem bactérias benéficas para a sua saúde. Tenha apenas cuidado com os queijos maturados feitos a partir de leite cru.

 

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