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Não fique surpreendida se começar a ver figos no seu feed das redes sociais. Este fruto/flor aparece nas receitas mais apetitosas das bloggers e começa a tirar o protagonismo ao abacate. Veja como pode aderir à tendência e chame-lhe ‘um figo’!

Não há muito tempo houve uma chuva de abacates nas redes sociais, o que fez com que este  se tornasse numa espécie de estrela do Instagram. Não só é amigo da nossa saúde – afinal, é rico em gorduras saudáveis -, como a sua tonalidade verde clara ajuda a conseguir uma boa foto para alimentar as redes sociais.

Como qualquer tendência, esta chegou ao fim e deu lugar a uma outra. O site Man Reppeler, de uma das bloggers mais influentes do mundo, Leandra Medine, constatou o óbvio e revelou que o figo é, agora, o alimento do ano. As provas são evidentes: influencers (e não só) de todo o mundo, como Jeannette Ogden, do Shut The Kale Up, ou a Thrive Magazine já mostraram nas suas redes sociais lindíssimas fotos de receitas com figos.

Mas, na verdade, não é preciso ir muito mais longe. Basta ir à barra de pesquisa do Instagram e procurar pela hasgtag #figs ou #figos vão aparecer umas lindas (e apetitosas) receitas feitas com este fruto.

O figo não é um fruto simples, mas uma infrutescência (frutos que são originados de flores separadamente) denominada de sícone: a parte inferior da flor (receptáculo) forma um receptáculo oco onde se alojam numerosas flores. Ao amadurecerem formam frutos diminutos dispersos no receptáculo, finalmente carnudo.

Os figos frescos têm, em geral, duas épocas de produção: uma em maio/junho (figos lampos) e outra de finais de julho a dezembro (figos vindimos). As figueiras são árvores tipicamente mediterrânicas, região de onde procede a maioria dos figos frescos. O Algarve é responsável por 50% da produção nacional, seguido do Ribatejo e Oeste (30%), do Alentejo (14%) e de Trás-os-Montes (5%).

Os principais benefícios do figo

Tirar algumas fotografias para o Instagram não é a única razão por que deve incluir o figo na sua alimentação. Na verdade, o figo é composto por açúcares naturais, minerais (como o potássio, cálcio e magnésio) e ferro.

Segundo a BBC Good Food, o figo é recomendado para quem tem problemas de intestinos, uma vez que atua como um laxante natural por ser rico em fibra. Além disso, ajuda também a reduzir a fome e a um bom funcionamento do sistema digestivo.

Quando for ao supermercado comprar este fruto escolha os mais macios e com um aroma doce e forte. Devem ser lavados apenas antes de serem consumidos e guarde-os sempre no frigorífico.

Deliciosas receitas com figos

Salada Caprese de figo: Bon Appétit

Tartines de figo e gorgonzola: Olive Magazine

Salada de bacalhau e figos: Cinco Quartos de Laranja

Rolos de presunto com queijo de cabra e figos: Pop Sugar

Figos braseados com mel e limoncelloTaste

Espetadas de frango e figo: My Recipes

Bolo de chocolate e figos: Food 52

Bolo de figos e limão: Fabrico Caseiro

Costumar fazer receitas com este fruto? Conhecia todos os seus benefícios?

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