By

30 dias de fitness, fitness, saber viver

Frutas, verduras e legumes num lado. Sementes, grãos e germinados no outro. No fim, tudo se une. Resultado? Um sumo vitamínico, mineral e antioxidante. Quem o diz é Lillian Barros, nutricionista e autora do Sumos e Águas Detox, o livro de onde tirámos as 4 receitas que lhe sugerimos a seguir. Experimente todas. Umas antes e outras depois do treino.

Há uns anos, quando surgiram, apresentaram-se à sociedade como sumos verdes, culpa da tonalidade. As famosas começaram a não dispensá-los, quer fosse em casa ou nos passeios e corridas diárias. Nas redes sociais, ao lado de uma silhueta invejável, de uma barriga bem trabalhada e de umas pernas definidas era rara a fotografia que não se fazia acompanhar de um green juice.

Hoje, a tendência mantém-se e muitas, mas mesmo muitas, são as mulheres que tratam os sumos detox por tu e fazem questão de os ter ao lado da garrafa de água (beber um litro e meio por dia, lembra-se?) antes ou depois de um treino físico. Foi a pensar no fitness, num estilo de vida saudável que tanto queremos que tenha e na motivação que sentimos que lhe devemos dar nesta fase de mudança que escolhemos receitas de sumos detox do livro Sumos e Águas Detox para lhe sugerir.

Assinado pela nutricionista Lillian Barros, que também responde pelo blogue Santa Melancia, este livro tem mais de 100 receitas para emagrecer, cuidar de si e viver com mais energia. Para si, agora, temos quatro: duas excelentes para fazer antes do treino e outras duas para depois do exercício físico.

 

Antes do treino

Adeus sedentarismo, que já vais tarde. Agora, que já estão descartadas quaisquer hipóteses de desistir (já leu o nosso artigo motivacional, certo?), vamos arregaçar as mangas e pôr mãos à obra: há sumos para preparar e um treino para fazer a seguir. Consumir alimentos que que forneçam energia para a atividade física é o ponto de partida. São eles que lhe vão dar a disposição, força e vontade que precisa para uma aula de ginásio ou uma corrida ao pé do mar. Mais, vão desintoxicar o seu organismo e evitar quebras de açúcar, mau estar e paragens de digestão a meio da atividade física. Então, com que alimentos devemos compor o nosso sumo detox pré-treino? A lista é infinita, mas deixamos-lhe alguns exemplos:

– Carboidratos (num pódio ocupam o lugar mais alto, o primeiro. São uma espécie de combustível para o corpo, mas atenção, é importante que tenham um baixo nível glicémico);
– Gengibre;
– Beterraba;
– Cenoura;
– Água de coco;
– Aveia;
– Abacate;
– Acelgas;
– Sementes de chia.

Agora, conheça duas receitas de Lillian Barros ótimas para pré-treino.

 

sumo detoxSumo de papaia, melão e bróculos

Receita correspondente à 49 do livro.

Ingredientes

½ papaia pequena
1 fatia de melão
2 tâmaras desidratadas sem caroço
2 floretes de brócolos
1 colher de chá de sementes de chia
1 rodela fina de gengibre fresco
1 colher de sopa de farelo de aveia
Sumo de 1 laranja
100 ml de água fresca

Modo de preparação

Lave muito bem os alimentos e descasque as frutas e o gengibre. Coloque todos os ingredientes no copo da liquidificadora e tritura até obter uma mistura homogénea. Ajuste a textura do seu sumo final adicionando água a gosto.

 

sumo detoxSumo de beterraba, gengibre e sementes de chia

Receita correspondente à 59 do livro.

Ingredientes

¼ de beterraba
3 cenouras
1 rodela de gengibre fresco
2 folhas pequenas de acelgas
5 folhas de hortelã
1 colher de sopa de sementes de chia
100-200 ml de água fresca

Modo de preparação

Lave muito bem os alimentos e descasque os tubérculos. Coloque todos os ingredientes no copo da liquidificadora e triture até obter uma mistura homogénea.

Ajusta a textura do seu sumo final adicionando água a gosto.

 

Depois do treino

Aula? Check. Corrida de três quilómetros? Check. Chegou a altura de compensar o organismo da energia dispensada. Prioridade? Ingestão de proteínas (como ovo, sementes de cânhamo e gelatina) pois são elas que a vão ajudar na recuperação do tecido muscular. Além disso, frutas e legumes também são bem-vindos. Eis algumas sugestões para o pós-treino:

– Banana,
– Curgete,
– Abóbora,
– Laranja,
– Maçã,
– Espinafres,
– Açaí.

Já tem tudo consigo? Vamos às receitas.

 

sumo detoxSumo de banana, curgete e bebida de amêndoa

Receita correspondente à 58 do livro.

Ingredientes

1 clara de ovo
1 banana congelada
¼ curgete com casca
1 colher de café de açaí desidratado
100 ml de bebida de amêndia

Modo de preparação

Coloque todos os ingredientes no copo da liquidificadora e triture até obter uma mistura homogénea.

Ajuste a textura do seu sumo final adicionando água a gosto.

 

lilianbarros_60Sumo de morango, mix de frutos vermelhos e aveia

Receita correspondente à 60 do livro.

Ingredientes

1 banana
4 morangos
2 colheres de mirtilos ou mix de frutos vermelhos frescos ou ultracongelados
1 iogurte natural magro não açucarado
1 colher de chá de chia ou cânhamo
1 colher de sopa de aveia integral ou farelo de aveia

Modo de preparação

Lave muito bem os alimentos e descasque a banana. Coloque todos os ingredientes no copo da liquidificadora e triture até obter uma mistura homogénea.

Ajuste a textura adicionando água a gosto.

Pode adicionar um pouco de canela em pó.

 

Já está a caminho da cozinha? Então não perca mais tempo. Só lhe pedimos para que no final partilhe connosco o resultado e o que achou de cada sumo.

Mais, temos 5 livros Sumos e Águas Detox para oferecer. Saiba como participar aqui.

 

Leave a Reply