By

Desde a forma como dispõe os móveis, à altura a que pendura os quadros, saiba que erros de decoração deverá manter fora de sua casa.

No Pinterest, Instagram, blogues, sites e revistas encontra milhares (e milhares) de inspirações para decorar uma casa. A oferta e as ideias são tantas que podem mesmo afigurar-se um obstáculo no momento de tomar decisões.

Não vamos escolher por si, mas vamos sugerir fique a par dos principais erros que costumam ser cometidos no ato de decorar uma casa. Certifique-se de que estes aspetos estão alinhados em prol de uma casa com todo o conforto e harmonia.

Evite estes 10 erros de decoração

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

1. Iluminação pobre

Este é um dos erros de decoração mais comuns e que mais influência têm no bom ambiente de uma casa. Enquanto estiver a planear a iluminação da sala ou o quarto, terá de pensar em vários aspetos: desde a qualidade da luz, à sua disposição ou à luminosidade das diferentes alturas do dia. Não se cinja à luz do teto. Aposte em candeeiros que, de forma independente, criem diversos ambientes: para os finais de tarde, para ver filmes, para ler, para receber convidados, para trabalhar.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

2. Exagerar na inspiração de uma divisão

Até pode parecer uma ótima ideia apostar num só estilo, mas, se exagerar, a possibilidade de se cansar é enorme. Michael Smith é autor de vários livros de decoração e foi o responsável por redecorar os quartos da Casa Branca, no mandato do Presidente Barack Obama. Em entrevista ao The Washington Post, disse: “Se vive num apartamento, deve seguir uma narrativa pessoal. Ser completamente influenciado por uma revista – vamos supor a temática sueca – pode ter um resultado estranho”.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

3. Não testar as cores

Teste sempre as cores e seja criativa. Misture-as e crie tons diferentes até chegar àquele que mais lhe agrada. Lembre-se que a cor das paredes é capaz de fazer milagres e de alterar completamente o ambiente de uma divisão.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

4. Exagerar na quantidade de mobília (e ignorar a escala e proporção)

Tome nota das dimensões da quarto, por exemplo, e perceba o que o espaço possibilita. A partir daqui, escolha mobília que fique harmoniosa com aquela área, dando-lhe, em simultâneo, espaço para respirar.  Já agora, leu o nosso artigo com inspirações para uma casa minimalista?

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

5. Ter tudo a condizer

Comprar uma cozinha ou uma sala já prontas – exatamente como viu no  catálogo – é tentador, mas é também um erro. Por mais perfeito que possa parecer, lembre-se que aquelas escolhas não são suas. Misture e arrisque! Faça por ter uma casa que reflita o seu gosto, em que se misturam objetos pessoais com elementos de decoração standart. Este processo demora, mas permite criar uma casa pessoal e confortável.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

6. Demasiada arte e acessórios

Os quadros dão um toque muito pessoal a uma casa, bem como os acessórios – velas, jarras e outros pormenores. Ainda assim, não exagere. O que é demais cansa, enche e só dá mais trabalho. Crie um espaço harmonioso e leve, onde se sinta bem (e onde as pessoas consigam andar à vontade sem o constante medo de partir alguma coisa).

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

7. Cortinados demasiado compridos 

O tamanho dos cortinados: não os queremos excessivamente curtos, mas tê-los a arrastar no chão não é bonito. Para evitar este erro, tenha em atenção a altura dos mesmos e, caso seja necessário, faça-lhes a bainha.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

8. Quadros no sítio errado

Um dos erros de decoração mais comuns. Os quadros devem ficar (dependendo da composição) mais ou menos ao nível do olhar de quem os observa, tendo em conta a altura média de uma pessoa. Ou seja, à volta de 1,60 a 1,70 metros do chão. Quando colocados acima da mobília, devem ficar a cerca de 20 centímetros desta.

9. Encostar toda a mobília à parede

A sala é a divisão onde recebe a família, os amigos. Onde dá jantares e convive. Assim, o ambiente que quer proporcionar deverá ser de conforto e aconchego. Encostar toda a mobília vai contra este principio. Crie espaços de estar, mas de forma a que seja possível circular na sala. Aposte numa mesa de centro, num cadeirão vintage ou num tapete que unifique.

Erros de decoração que tem mesmo de manter fora de sua casa

10. Almofadas desarrumadas

Pode parecer um pormenor irrelevante, mas faz toda a diferença. As almofadas, além de proporcionarem conforto, são um elemento decorativo muito vistoso. Assim, tê-las fora do sítio e amarrotadas poderá estragar a energia e o aconchego de uma sala, dando-lhe um ar mais desleixado. O mesmo acontece com a cama – e com o resto da casa!

Certifique-se de que não comete estes erros de decoração e tenha uma casa que reflita a sua personalidade!

Tags:
 

Leave a Reply