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Sempre que a semana começa tem vontade de ir chorar para a casa de banho do escritório? Não está sozinha. Mas não desespere. Existem soluções para sobreviver à segunda-feira.

É oficial: a segunda-feira é o dia mais triste da semanana! Ivestigadores da University of Vermont Complex Systems Center, que desde 2008 têm vindo a analisar publicações no Twitter, confirmaram o que já suspeitávamos.

“O humor tende a melhorar ao longo da semana, sofrendo um pico no sábado, antes de entrar em queda brusca no início da nova semana”, relata o site Quartz, de acordo com os tweets analisados.

Às palavras mais comuns e frequentemente utilizadas na amostra de 50 milhões de publicações analisadas neste estudo, os investigadores atribuíram classificações, numa escala de 1 a 9, conforme o nível de felicidade (o hedonometer). As conclusões não deixam margem para dúvidas. Ao sábado as pessoas demonstram sensações de felicidade superiores face aos outros dias da semana. À segunda-feira, acontece o inverso. A partir de terça, os ânimos começam a subir, neste carrossel de emoções que se repete todas as semanas. Mas será que tem de ser assim para sempre?

Não se resigne. Torne o primeiro dia da semana tão feliz como os outros. Siga estes conselhos, aprenda a sobreviver à segunda-feira e sinta-se sempre bem.

É possível sobreviver à segunda-feira? Sim!

sobreviver à segunda-feira

1. Segunda-feira é dia de…

Estipule que segunda-feira é o dia de yoga, o dia de se reunir com as suas amigas ou a noite de cinema. A vida não se cinge ao trabalho e o mundo continua a girar no primeiro dia da semana. Lembre-se (sempre) disso.

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2. Não durma demasiado no fim de semana

Sabemos que acordar sem o som infernal do despertador é um dos melhores momentos do fim de semana. Mas quebrar exageradamente as rotinas da semana significa ter de readaptar-se às mesmas. Além disso, acordar mais cedo é uma oportunidade para planear atividades. Se passar o fim de semana a dormir vai sentir que este passou a voar e não fez nada de especial. Resultado: a segunda-feira vai ser pior.

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3. Programe a semana fora do escritório

O percurso escritório/casa e casa/escritório pode levar a sentimentos de tédio e monotonia. Vá ao cinema, visite exposições, jante com as suas amigas, conheça um bar giro depois do trabalho. Desta forma, a ideia de ter de enfrentar mais uma semana vai ser muito menos dolorosa. Bem pelo contrário.

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4. Prepare a segunda-feira na sexta-feira

A lentidão cerebral de segunda-feira conjugada com o trabalho acumulado só pode gerar stresse, ansiedade e tristeza. Na sexta-feira adiante aquilo que puder para a semana seguinte. O dia de segunda vai ser muito mais calmo.

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5. Sinta-se bonita (mas leve roupa interior extra confortável)

Não ceda à tentação de vestir o primeiro trapo que lhe aparece. A filosofia do “perdido por cem, perdido por mil” só vai piorar a disposição de segunda-feira. Quando uma mulher se sente bonita, os dias tornam-se mais fáceis. E se, ao mesmo tempo, puder estar confortável, melhor. A fórmula perfeita.

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6. Aposte em alimentos que acalmam

Abacate, salmão, amêndoas e chocolate negro. Faça por nutrir o seu corpo com alimentos bons e equilibrados, que ajudem a controlar os níveis de stresse. O seu humor e energia vão agradecer.

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7. Tenha cuidado com o que come durante o fim de semana

É natural que tenha mais cuidado com o que come durante a semana e que seja mais permissiva ao sábado e domingo. Ainda assim, faça-o de forma moderada. A forma como nos alimentamos influência a nossa disposição e, se comer demasiado açúcar e produtos processados, vai sentir-se muito mais cansada.

A segunda-feira não tem de ser sinónimo de má disposição. Siga os nossos conselhos e sinta-se bem todos os dias da semana. 

 

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