By

Não tem vontade de fazer dieta? Não é motivo para desespero. Adote estes 5 hábitos detox e dispense as loucuras dos novos (e não muito bons) regimes alimentares. O objetivo: ser mais saudável.

Só a ideia de começar uma dieta pode ser avassaladora. Saber que vai ter de deixar de comer os alimentos e refeições que mais gosta em prol de uma boa forma física e de uma saúde de ferro pode dar dores de cabeça – ainda que as justificações sejam mais do que válidas.

Hoje em dia, as dietas são muitas e os detox também. O problema? Muitos destes regimes não são totalmente eficazes, além que podem provocar carências nutricionais e causar danos ao organismo. Desintoxicar o corpo é bom e faz bem. Se o fizer de forma equilibrada e com os alimentos certos – não com sumos que, muitas vezes, estão repletos de açúcar -, só tem a ganhar.

Basta que comece a implementar alguns hábitos detox saudáveis que ajudam o organismo a revitalizar e a ter mais energia. Basta evitar alguns conjuntos de alimentos proibidos e adicionar outros às suas refeições. Se cumprir isto, não tem de entrar em dietas loucas – e sem fundamento.

5 hábitos detox a seguir

1. Coma mais alimentos anti-inflamatórios e ricos em fibra

A Organização Mundial de Saúde recomenda que se coma 400 gramas de frutas e vegetais por dia, o que equivale a cinco peças, ou porções, destes alimentos. Na verdade, é desta ingestão de fibra que precisa para que o sistema digestivo funcione corretamente.

Introduza os vegetais como acompanhamento de carnes e peixe e coma fruta sempre depois das refeições. Além disso, deve apostar também em alimentos integrais e substituir as farinhas refinadas, tão comuns em pão e massas.

2. Coma com calma e não se esqueça de mastigar

Um estudo da Universidade de Iowa, nos EUA, revelou que deve mastigar-se a comida pelo menos 40 vezes antes de a engolir. Se o fizer, ficará com menos fome, com menos desejo por comida e há uma redução de produção de grelina, uma hormona que estimula o cérebro a criar apetite.

3. Faça exercício logo de manhã

Como explica o site Fashion Hola, o suor é uma das formas naturais que o nosso corpo tem para libertar toxinas. Praticar exercício físico é bom, mas se o fizer de manhã é ainda melhor. Isto porque reduz o apetite e dá-lhe mais energia para o resto do dia.

Segundo o site Medical Daily, fazer exercício de manhã ajuda a dormir melhor à noite e aumenta os ciclos de sono. Isto não só ajuda a saúde cardiovascular, mas também reduz o nível de stresse e de ansiedade – que, consequentemente, podem provocar apetite.

4. Durma umas boas horas e bem

Será que precisamos de dormir oito horas? Já nos tínhamos questionado num artigo anterior e a resposta foi decisiva. Não, não é preciso. O que é essencial é que durma bem e que aprenda a escutar o seu corpo para a necessidade de dormir. Acontece que se dormir mal ou pouco, a grelina é produzida em maior quantidade e, consequentemente, acorda com muito mais apetite do que o normal.

A instituição World Sleep Society desenvolveu um programa com o título 10 mandamentos do Sono que devem ser cumpridos pelos adultos. Siga-os e verá que dorme melhor.

5. Beba água, muita água

Este é um dos passos para o bom funcionamento do organismo. Ainda que seja difícil, o recomendado é beber dois litros de água por dia, por isso, deve andar sempre com uma garrafa de água consigo. Beber água ajuda a eliminar as toxinas e a controlar aquilo que ingerimos. Segundo a Direção Geral de Saúde: “Sabemos que quem bebe maiores quantidades de água, diariamente, ingere em média menos energia, consome menos calorias a partir de bebidas com açúcar, menos gordura total e saturada, menos açúcar, menos sal e colesterol”.

Além disto, os nossos rins funcionarão muito melhor e verá que terá menos dores de cabeça e menos cansaço.

O que achou destes hábitos detox? Se os cumprir religiosamente, então não terá de fazer dieta.

Tags:
 

Leave a Reply