By

Esqueça as sanduíches cheias de gordura, os gelados, as batatas fritas e as bolachas. Estas não são as escolhas ideais para consumir nem na praia, nem em lado nenhum. Aposte antes nas dicas de Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do livro Superalimentos – Refeições com Mais Vida.

AAcrescente à lista de compras: fruta, frutos secos, sementes e, claro, água. São estes os produtos que, segundo Mafalda Rodrigues de Almeida, devem ser a base de uma boa marmita para levar para a praia. Fundadora do blogue Loveat, licenciada em Ciências da Nutrição e com o grau de mestre em Políticas Alimentares pela City University of London, é também autora de um livro de alimentação saudável publicado em março deste ano. Chama-se Superalimentos – Refeições com Mais Vida e, como tal, funciona como uma espécie de guia que nos conta tudo sobre estes alimentos, caracterizados por uma enorme fusão de nutrientes.

“Apesar de não existir uma definição oficial, no fundo, o conceito de superalimentos refere-se a todos os alimentos que, pela sua elevada concentração em determinadas substâncias – essencialmente antioxidantes -, se destacam dos outros e desempenham um papel importante na prevenção de doenças”, explica a autora. É, ainda assim, essencial compreender que estes devem ser integrados numa alimentação saudável e equilibrada, porque, como diz Mafalda, “se tivermos maus hábitos alimentares e um estilo de vida desequilibrado, não será a ingestão de superalimentos que, por si só, servirá para prevenir as patologias para as quais estão indicados.”

À base acima referida pode adicionar outros alimentos e ir variando. Mafalda Rodrigues de Almeida – que ganhou o gosto pela alimentação saudável pela forma como este hábito interfere com o nosso bem estar físico e psicológico – sugere, por exemplo, ovos cozidos, fruta, trufas energéticas ou palitos de cenoura. Ou seja, alimentos leves, frescos com nutrientes importantes e saciantes.

Do novo livro fazem parte várias receitas que incluem superalimentos. A Saber Viver reuniu os três melhores snacks saudáveis para levar no saco da praia: saiba como fazer trufas, pão saudável e ainda barritas cheias de energia.

BARRAS DE CEREAIS COM AÇAÍ
(12 barras)

Ingredientes
300g de flocos de aveia
50g de bagas de goji
50g de amêndoas laminadas
50g de sementes de chia
50g de sementes de linhaça
¼ de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açaí em pó
120ml de mel
125ml de manteiga de amendoim sem açúcar
2 colheres de sobremesa de óleo de coco
1 colher de chá de extracto de baunilha

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Misture os flocos de aveia, as bagas de goji, as amêndoas, e as sementes e disponha-os num tabuleiro de ir ao forno. Cozinhe a 180ºC durante 15min ou até os flocos começarem a tostar.
Numa frigideira misture a manteiga de amendoim, o mel, o óleo de coco e a baunilha. Misture tudo até obter uma pasta uniforme sempre com o lume médio/baixo, para não queimar.
Numa taça misture o preparado de flocos de aveia, o açaí e o sal. Misture com o preparado de mel e misture bem.
Deite a mistura para um tabuleiro (a mistura deve ficar com 1 a 2 dedos de altura), forrado com papel vegetal. Pressione bem para que fique uniforme com a forma de um rectângulo e leve ao frigorífico durante 1 hora para que fiquem firmes. Corte em barras e vá consumindo deixando sempre o preparado no frigorífico (até 2 semanas no máximo).

BOLINHAS DE GOJI COM AÇAÍ
(Para cerca de 16 bolinha)

Ingredientes
260g de bagas de goji
4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
2 colheres de sopa de açai em pó
6 colheres de sopa de sementes de linhaça
160g de amêndoas picadas
Coco ralado para polvilhar

Modo de preparação
Num picador triture as bagas goji, a manteiga de amendoim e o óleo de coco até obter uma pasta. Junte depois o açaí, as amêndoas e as sementes de linhaça e triture novamente.
Coloque o coco ralado num prato de sopa. Retire pequenos pedaços de massa com uma colher de gelado e forme bolinhas uniformes. Enrole as bolinhas no coco até que toda a superfície fique coberta e leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas num tabuleiro com papel vegetal.

PÃO INTEGRAL DE MACA COM SEMENTES
(Para cerca de 12 fatias)

Ingredientes
2 chávenas de chá de farinha integral
3 colheres de chá de fermento de padeiro
2 colheres de chá de mel
1 ovo
1 colher de chá de maca
1 chávena de bebida de amêndoa não adoçada
1/2 chávena de azeite
3 colheres de sopa de sementes de cânhamo e de chia
Sal

Modo de preparação
Pré-aqueça o forno a 180º.
Prepare uma forma de bolo rectangular.
Numa tigela misture os ingredientes secos: a farinha, as sementes, a maca, o sal e o fermento.
Bata o ovo com um garfo e junte-o no preparado das farinhas. Junte o mel, o azeite e a bebida de amêndoa.
Bata com a batedeira.
Coloque na forma, alise a superfície e salpique com sementes de cânhamo.
Leve ao forno cerca de 40 minutos, até estar cozido.
Deixe arrefecer antes de fatiar.

Gostou das receitas? Também é fã de superalimentos?

 

Leave a Reply