Da horta para a mesa

Da Horta para a Mesa

Pratos frescos, leves, simples e muito saborosos. É isto que se encontra quando se abre o livro Da Horta para a Mesa – Boa Comida, Boa Vida, de Cláudia Villax, lançado hoje pela Casa das Letras. Folheá-lo é um prazer e as imagens apelativas dão vontade de experimentar de imediato as receitas, mal sabia eu que era isso que ia acontecer na apresentação do livro à imprensa (clique no vídeo em baixo e veja como correu).

Cláudia Villax recebeu-nos em sua casa e cozinhou para nós, pedindo, de quando em vez, a nossa ajuda. Experimentámos 15 receitas do livro e qual delas a mais deliciosa. Destaco o pesto de beterraba comido com bruschetta quente de pão alentejano, os enroladinhos de batata, a sopa fria de melão, hortelã e presunto, as tirinhas de secretos e plumas, o esparguete com molho de tomate e pesto e os morangos com açúcar de hortelã fresca.

 

A ideia do livro, tal como explicou Cláudia Villax, nasceu de um projeto que tem numa aldeia junto a Marvão, no Alentejo, uma horta comunitária biológica, onde colhe os ingredientes que dão cor e sabor às receitas do livro e é pela horta que aquele começa com todas as explicações sobre como e quando plantar e colher os legumes. Se no início, era vista como «aquela que veio de Lisboa com novas ideias», hoje é vista como parte integrante de aldeia e foi com os habitantes locais que aprendeu tudo o que sabe sobre o trabalho do campo.
Espreite o vídeo seguinte e conheça os bastidores da elaboração do livro e a experiência de Cláudia Villax e da sua família no Alentejo.

 

Preço do livro: 16,90€

 

 

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pergunta Anti-Spam: